Tempo de leitura estimado: 3 minutos
O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga) realizou mais de 50% dos ensaios clínicos de fase III em Portugal no primeiro semestre de 2020.
Ensaios clínicos do 2CA-Braga em 2020
A nível nacional, registaram-se 41 ensaios clínicos de fase III aprovados. Desses, o 2CA-Braga conseguiu a selecção para 21 ensaios. Desta forma, o centro procura contribuir para que os avanços da investigação médica levem a benefícios clínicos directos para os doentes.
A oncologia lidera o número de ensaios clínicos no 2CA-Braga. Em seguida surgem a neurologia, a psiquiatria e a gastroenterologia. Além disso, o Centro Clínico Académico minhoto realiza ensaios clínicos em 256 áreas terapêuticas, quer por iniciativa da indústria, quer por iniciativa de investigadores.
Crescimento anual dos ensaios de fase III
O Centro de Investigação Clínica tem vindo a aumentar, todos os anos, o número de ensaios clínicos de fase III com aprovação da autoridade nacional competente, o INFARMED. Por exemplo, em 2018 foi responsável por 33,33% dos ensaios clínicos. Depois, em 2019, chegou a 34,78% do total nacional.
Desde 2017, o 2CA-Braga já realizou 124 ensaios clínicos de todas as fases de desenvolvimento do medicamento (I, II, III e IV). Actualmente, o centro tem em curso 165 estudos clínicos. Destes, 76 são ensaios clínicos: oito de fase II, 66 de fase III e dois de fase IV.
O Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga) é uma parceria sem fins lucrativos entre a Universidade do Minho (UM), através da Escola de Medicina (EM) e do ICVS.
O que são os ensaios clínicos de fase III
Os ensaios clínicos de fase III decorrem depois dos ensaios clínicos de fase I e II. Em primeiro lugar, os ensaios de fase I avaliam a tolerabilidade e a segurança do composto do novo medicamento. Além disso, orientam a dosagem mais adequada para estudos posteriores, geralmente num pequeno número de voluntários saudáveis.
Em seguida, os ensaios clínicos de fase II têm por objectivo determinar a eficácia do produto. Também procuram estabelecer a dose apropriada do medicamento experimental para uma patologia específica.
Por fim, o foco principal dos ensaios clínicos de fase III é confirmar o benefício terapêutico. Ao mesmo tempo, estes ensaios testam a eficácia e a segurança do medicamento numa população menos seleccionada e comparam-no com outras terapêuticas existentes.
Veja também: Rebel Minds regressa para a 2.ª temporada com José Borralho como convidado do episódio de estreia
Veja também: Global Schindler Award 2015, o design urbano em competição!





