Tempo de leitura estimado: 2 minutos
O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e a AICEP lançaram o programa Portuguese Wines Go Global. O objetivo do programa Portuguese Wines Go Global para exportação de vinhos é apoiar empresas do setor vitivinícola na internacionalização dos seus negócios.
A iniciativa decorre entre 12 de maio e 2 de julho. Inclui oito sessões temáticas dirigidas a adegas e empresas ligadas à produção e comercialização de vinhos da região duriense.
Programa reforça competitividade internacional
O Portuguese Wines Go Global pretende responder aos desafios atuais do setor vitivinícola, marcados pela concorrência internacional, alterações nos hábitos de consumo e instabilidade geopolítica.
Segundo a AICEP, o contexto global obriga as empresas a diversificar mercados, aumentar escala e reforçar o posicionamento das marcas fora de Portugal.
Além disso, o programa procura reduzir a dependência do mercado interno e criar novas oportunidades comerciais para os produtores da região do Douro e Porto.
Formação aborda exportação, marketing e sustentabilidade
O programa será distribuído por oito módulos especializados.
Entre os temas abordados estão Missão Exportar, Mercados Internacionais e Distribuição, Marketing Internacional e Promoção. Além disso, serão discutidos Gestão de Marca e Storytelling, e-Commerce, Tendências de Consumo, Inovação e Sustentabilidade e Enoturismo.
Por outro lado, a formação pretende fornecer ferramentas práticas para aumentar a notoriedade internacional dos vinhos portugueses.
Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, considera que a iniciativa permitirá abrir portas a mercados competitivos. Ademais, ela pode gerar maior valor para as empresas e para a região.
Especialistas e produtores participam nas sessões
A sessão inaugural contará com representantes do IVDP, da AICEP e do município de Peso da Régua.
O programa inclui ainda debates sobre boas práticas na exportação com responsáveis da Symington Family Estates, Sogrape, Poças e Adega Cooperativa de Favaios.
Além disso, o projeto é cofinanciado pelo Compete 2030.





