Home » Municipios » Lagoa promove as Boas Práticas enoturísticas no Algarve
Lagoa promove as Boas Práticas enoturísticas no Algarve

Lagoa promove as Boas Práticas enoturísticas no Algarve

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Decorreu na Adega Cooperativa de Lagoa, uma ação de benchmarking no âmbito do programa “enoturismo do Algarve”, uma iniciativa da Associação das Rotas de Vinhos de Portugal (ARVP) e da Associação de Municípios portugueses do Vinho (AMPV), das quais o Município de Lagoa é associado.

As três dezenas de participantes vindos de várias regiões vitivinícolas de Portugal, foram recebios por Luís Encarnação, responsável pelos pelouros do turismo e desenvolvimento económico no Município de Lagoa, que resumiu na abertura, as linhas de trabalho que tem vindo a ser seguidas para a revitalização do enoturismo na região.

“Existe em Lagoa uma tradição milenar na produção da vinha e do vinho” lembrou o vice-presidente da Câmara, acrescentando que “a diversidade e a qualidade são hoje marcas da oferta enoturística deste concelho, reconhecidas pelos vários prémios nacionais e internacionais”.

Na mesma intervenção foram ainda valorizados os novos investimentos e os novos produtores, empenhados em projetos já existentes ou a implementar em breve. O autarca de Lagoa destacou a importância do enoturismo como oportunidade para combater a sazonalidade do turismo na Região, e um valor acrescentado para o destino-Lagoa, com efeito multiplicador na economia local.

José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), explicou, por seu lado, que “o benchmarking é um procedimento continuo e sistemático que tem o objetivo de verificar o estado e a evolução das organizações, produtos, processos e atividades. Neste caso, aplica-se ao enoturismo para criar padrões de referência e contribuir para melhores resultados”.

Esta iniciativa permite o levantamento da oferta enoturística em Portugal reunindo esforços entre produtores, adegas, museus do vinho, alojamento, restauração, comércio e pontos de informação enoturística.

O programa em Lagoa incluiu uma visita guiada à Quinta dos Vales com duas provas comentadas e uma visita aquela unidade de enoturismo, e um almoço acompanhado por vinho de Lagoa no restaurante Barca Velha.

Este projeto de benchmarking já organizou três ações similares na região de Setúbal, Alentejo Central e Baixo Alentejo. Tem como objetivo percorrer todas as regiões vitivinícolas do País, com visitas e reuniões de trabalho para promover uma rede integrada de informação enoturística e de contacto entre pares.

nn

nn

Veja também: Votação do Orçamento Participativo em Lagoa no Algarve

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.