Home » Sociedade » Notícia* » Atividades de ciência e tecnologia para jovens em Coimbra
Atividades de ciência e tecnologia para jovens em Coimbra
A apresentação do programa Quartas com a FCTUC decorreu no Exploratório

Atividades de ciência e tecnologia para jovens em Coimbra

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

O Centro Ciência Viva de Coimbra “Exploratório” e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vão dinamizar em parceria, um conjunto de atividades experimentais de ciência e tecnologia, para adolescentes dos 12 aos 15 anos.

A partir de 11 de janeiro e até 29 de março, o programa que decorre no “Exploratório” todas as quartas-feiras, das 14h00 às 18h00, conta com sessões dinamizadas por investigadores, professores e estudantes da FCTUC e abrangem diversas áreas científicas. Química, Matemática, Biologia, Antropologia ou Robótica são algumas das temáticas a abordar em atividades como Construção de Legos, As pontes de Konigsberg ou Antropólogos Forenses por um dia: desvendando um caso.

Na apresentação do programa, que decorreu hoje em conferência de imprensa no Exploratório, Paulo Trincão, diretor da entidade, adiantou que “este é um programa que pretende aproximar a ciência dos jovens de uma forma prática e estimulante, que vem consolidar a oferta do Exploratório para um público que até agora ainda não contava com programas específicos, e que, simultaneamente, permite ocupar as tardes de quartas-feiras, que coincidem com períodos livres em termos escolares”.

Por seu turno o vice-diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, João Fernandes, reforçou que “este programa reflete algumas das muitas áreas científicas integradas na FCTUC, sendo que em muitas das atividades vamos contar com a participação de grupos de estudantes, o que permite simultaneamente envolver os nossos alunos em contextos diferentes e apresentar uma perspetiva diferenciada aos jovens participantes na iniciativa”.

Ambas as instituições encaram o programa como um protótipo que, após estes três primeiros meses, deve ser avaliado e melhorado. De futuro, prevê-se que possam surgir novos e melhorados programas de atividades, que incluam outras áreas científicas e experiências que agradem ao público adolescente.

As atividades têm um custo de 10,00 euros por sessão, com desconto de 10% para irmãos, e têm uma lotação máxima de 20 participantes e mínima de seis. As inscrições estão permanentemente abertas e são feitas no Exploratório, através do correio eletrónico visitas@exploratorio.pt ou através do telefone 239 703 897.

nn

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.