Tempo de leitura estimado: 3 minutos
O número de reclamações contra o IHRU caiu 77% nos primeiros sete meses de 2026. Os dados constam de uma análise do Portal da Queixa e comparam o período com o homólogo de 2025. Em concreto, o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana passou de 2.482 para 561 reclamações.
Apesar desta descida acentuada, os apoios à habitação continuam a dominar as queixas. De facto, os apoios sociais e benefícios representam 62% das reclamações registadas até Julho de 2026. Nesta categoria entram o acesso, a atribuição e o acompanhamento de apoios financeiros na área da habitação.
Apoios à renda concentram os principais problemas
Entre os programas identificados, o Apoio Extraordinário à Renda lidera. Este apoio representa 31% dos casos reportados. Além disso, outras ocorrências ligadas à renda, sem programa identificado, somam 28%. Já o Porta 65, que inclui o Porta 65 Jovem e o Porta 65+, concentra 23% das queixas.
Os números apontam, assim, para uma concentração clara no acesso à habitação. Os cidadãos relatam sobretudo dificuldades no acesso a apoios sociais e financeiros. Também referem problemas na atribuição de benefícios e prestações. Por fim, surgem casos de falta de assistência económica e de recusa ou incumprimento na atribuição de apoios governamentais.
Atendimento é o segundo motivo de queixa
Depois dos apoios sociais, o atendimento e a comunicação surgem como segundo motivo. Esta categoria pesa 16% das ocorrências. Seguem-se os processos administrativos e técnicos, com 10%. Em terceiro lugar aparecem as questões legais e de conformidade, com 7%.
As restantes categorias têm expressão inferior a 2%. Entre elas contam-se a segurança e privacidade (1,94%), a qualidade do serviço (1,76%) e as infra-estruturas e condições habitacionais (1,41%).
Reclamações contra o IHRU descem face a 2025, mas sobem face a 2024
A evolução de 2026 contrasta, no entanto, com o volume registado em 2024. Apesar da queda de 77% face a 2025, as 561 reclamações deste ano representam um aumento de 117%. Em igual período de 2024, o instituto tinha recebido apenas 259 queixas.
Ainda assim, o IHRU mantém um Índice de Satisfação de 70 em 100. O Portal da Queixa classifica este valor como “Óptimo”, com base nos indicadores dos últimos 12 meses.
O padrão não é novo. Em 2025, o iPressJournal noticiou que disparam as reclamações sobre apoios do Estado à habitação. Nesse mesmo ano, o Portal da Queixa atingiu um máximo histórico de reclamações. Noutro serviço público, as reclamações contra a AIMA subiram 36%.
Portal da Queixa pede processos mais simples
“A evolução de 2026 representa uma melhoria face ao volume de reclamações registado no ano passado. Contudo, num contexto em que os apoios à habitação assumem um papel cada vez mais relevante para muitas famílias, melhorar a comunicação, simplificar processos e reforçar a previsibilidade na atribuição dos apoios será determinante para reduzir a frustração dos cidadãos e melhorar a sua experiência com os serviços públicos”, analisa Pedro Lourenço, Fundador do Portal da Queixa by Consumers Trust.






