Home » Ambiente & Natureza » Operação Praia Limpa recolhe 220 Kg de resíduos na Armona
Operação Praia Limpa recolhe 220 Kg de resíduos na Armona

Operação Praia Limpa recolhe 220 Kg de resíduos na Armona

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

A Operação Praia Limpa 2025, é uma ação de limpeza na costa portuguesa, uma iniciativa de responsabilidade ambiental conduzida pelo Zoomarine, que se dedica à proteção dos ecossistemas marinhos na região do Algarve.

A iniciativa que decorreu na manhã de 28 de abril na Ilha da Armona, concelho de Olhão, resultou na recolha de 220 kilogramas de resíduos nas zonas costeiras e subaquáticas da Ria Formosa.

A iniciativa mobilizou cerca de 220 voluntários, entre os quais mais de 180 alunos e 21 professores dos agrupamentos escolares do concelho de Olhão, bem como estudantes do grupo de voluntariado da Universidade do Algarve (UALG V+), numa demonstração de como a educação e o envolvimento cívico podem ajudar o ambiente.

A operação dividiu-se entre uma limpeza terrestre e uma componente aquática, esta última conduzida por uma equipa de mergulhadores do CCMAR, com o apoio logístico da Marinha Portuguesa – Departamento Marítimo do Sul e Vigilantes da Natureza do ICNF.

Mais do que uma ação pontual, a Operação Praia Limpa representa um verdadeiro movimento em defesa do nosso património natural. Cada saco de lixo recolhido é um sinal de alerta, mas também de esperança. O impacto é real, mensurável, e sobretudo inspirador. Estamos orgulhosos por liderar esta missão que alia sensibilização, ciência e cidadania”, afirma Hugo Brites, Diretor de Marketing e Comunicação do Zoomarine.

O Dr. Ricardo Calé, vice-Presidente da Câmara Municipal de Olhão, destacou ainda que “esta Operação é um exemplo real de como o trabalho conjunto entre entidades, escolas e voluntários pode ter um impacto concreto na proteção dos nossos ecossistemas. Em cada edição, renovamos o nosso compromisso com um Algarve mais limpo, mais consciente e mais sustentável”.

Já Conceição Dias, Comandante da Zona Marítima do Sul e Chefe do Departamento Marítimo do Sul destaca “com grande orgulho o sentido de missão de todos os que participaram em mais uma edição da Operação Praia Limpa. Esta iniciativa representa um esforço louvável de cooperação entre várias entidades publicas, privadas e voluntários em prol da proteção do nosso património natural. A dedicação de todos na recolha de resíduos das zonas costeiras e subaquáticas da Ria Formosa é um sinal claro de que, juntos, podemos preservar a riqueza ambiental da nossa costa. A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional estarão sempre disponíveis para apoiar ações que promovam a sustentabilidade e a consciencialização ambiental junto da comunidade”.

Esta edição decorreu numa das zonas mais sensíveis e de biodiversidade do país – a Ria Formosa – que se encontra sujeita a crescentes pressões ambientais, como o turismo, a atividade náutica e a acumulação de resíduos nos seus ecossistemas. A intervenção na Ilha da Armona visou precisamente mitigar esses impactos, com foco na recolha de plásticos, redes de pesca, embalagens, metais e outros resíduos perigosos, que colocam em risco a fauna e a flora locais.

Co-organizado com Município de Olhão e Marinha Portuguesa, com o apoio de ALGAR, AMBIOLHÃO, CCMAR, ICNF Algarve, UALG V+ e VisitAlgarve, a edição de 2025 reforça o papel ativo da sociedade civil na preservação da natureza.

Desde o seu início em 2017, a Operação Praia Limpa já permitiu recolher mais de 8,34 toneladas de lixo marinho nas praias do Algarve.

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.