Home » Sociedade » Labs Geração Futuro chegam ao GaiaShopping este fim-de-semana

Labs Geração Futuro chegam ao GaiaShopping este fim-de-semana

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Cruz Vermelha Portuguesa e o GaiaShopping promovem os Labs Geração Futuro a 5 e 6 de Setembro, entre as 11h00 e as 18h00. As actividades gratuitas destinam-se a crianças dos 5 aos 12 anos. Além disso, não exigem inscrição prévia. Assim, a participação faz-se por ordem de chegada.

Bullying, primeiros socorros e inclusão entre os temas

Durante os dois dias, as crianças participam em actividades lúdico-práticas. Os temas incluem bullying, cyberbullying, diversidade, inclusão social e saúde mental. Também há suporte básico de vida e primeiros socorros.

Além disso, as sessões recorrem a jogos, desafios e experiências adaptadas às diferentes idades. Ou seja, o objectivo passa por promover a empatia, a cooperação e o respeito pelo outro. Por isso, voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa acompanham todas as actividades.

Labs Geração Futuro percorrem 13 centros comerciais

A iniciativa integra o projecto Geração Futuro. A Cruz Vermelha Portuguesa criou-o em parceria com os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra. Deste modo, o projecto coloca crianças e jovens no centro da acção.

Também procura promover o bem-estar, a inclusão e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Entretanto, os Labs percorrem 13 centros comerciais. A meta passa por chegar a cerca de 6500 crianças em todo o país.

Cerca de 150 voluntários recrutados desde Maio

O projecto arrancou em Maio com a campanha “A Geração Futuro precisa de Montra”. Assim, começou uma primeira fase de recrutamento de voluntários entre os 16 e os 35 anos.

Segundo a Cruz Vermelha Portuguesa, juntaram-se cerca de 150 novos voluntários. Seguiu-se uma etapa de formação e capacitação em várias áreas de actuação. Por fim, os Labs marcam agora a passagem à acção.

O combate ao cyberbullying em Portugal

Entretanto, o cyberbullying continua a preocupar escolas e famílias. Por exemplo, a Microsoft Portugal e a GNR reforçaram o combate ao cyberbullying numa acção nacional. Do mesmo modo, um estudo mostrou que a maioria das vítimas não procura ajuda dos adultos.

Também o ambiente digital dos mais novos está em debate. Assim, o CDI Portugal quer comunidades de gaming mais saudáveis. Já no ensino superior, a ULisboa prepara o arranque do ano académico na Alameda.

Partilhar em:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.