Tempo de leitura estimado: 2 minutos
O Centro Cultural de Belém recebe, entre 1 e 9 de novembro, a mais recente criação de Raquel Castro, intitulada Ansioliticamente falando. O espetáculo, que terá lugar no Pequeno Auditório do CCB, é uma coprodução da Razões Pessoais com o Centro Cultural de Belém, o Teatro-Cine de Torres Vedras e o Teatro-Cine de Pombal, e conta com o apoio da República Portuguesa – Governo de Portugal.
As apresentações decorrem de terça a sexta-feira (4 a 7 de novembro) às 20h00, sábados (1 e 8 de novembro) às 19h00 e domingos (2 e 9 de novembro) às 17h00. A sessão de 9 de novembro contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, reforçando a aposta na acessibilidade cultural.
Quando a criação se cruza com a vida
Em Ansioliticamente falando, Raquel Castro parte do texto A Gaivota de Anton Tchékhov para refletir, com ironia e emoção, sobre o limite entre a ficção e o autobiográfico. Tentando escapar de si própria, a criadora e intérprete descobre que a sua vida está em todo o lado — até nas palavras de Tchékhov.
O elenco inclui Paulo Pinto, Pedro Baptista, Joana Bernardo, Sara Inês Gigante e Raquel Castro, com apoio à dramaturgia de Pedro Gil, cenografia de Joana Subtil, luz de Tiago Coelho e direção de produção de Ana Gusmão.
A estrutura Razões Pessoais, residente na Companhia Olga Roriz, tem vindo a afirmar-se com projetos de identidade autoral e intensa carga emocional, como A Morte de Raquel ou As Castro, agora prolongados neste novo espetáculo que combina humor, vulnerabilidade e crítica à autoexposição.
Ficha artística
Direção artística e texto: Raquel Castro
Interpretação: Paulo Pinto, Pedro Baptista, Joana Bernardo, Sara Inês Gigante e Raquel Castro
Apoio à criação: Sara Inês Gigante
Apoio à dramaturgia: Pedro Gil
Assistente de encenação: Pedro Russo
Luz: Tiago Coelho
Cenografia: Joana Subtil
Som: Miguel Caldeira
Bateria: Miguel Sobral Curado
Direção de produção: Ana Gusmão
Gestão e administração: Mariana Venes
Parceiros media: AbrilAbril, Antena 2
nn
Veja também: The Experimental Jazz Trio no Cantaloupe em Olhão
nn
Veja também: DEVAJU no Cantaloupe Café em Olhão





