Tempo de leitura estimado: 3 minutos
O sistema de videovigilância da cidade de Faro composto por 41 câmaras instaladas em 32 locais, operadas pela PSP, já se encontra ativo, a funcionar 24×24, um investimento realizado pelo Município que acendeu aos 450 mil euros.
O projeto conta com 27 câmaras instaladas em zonas de comércio e de diversão nocturna, enquanto 14 foram instaladas nos principais eixos rodoviários da cidade, funcionando ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana.
O novo sistema foi inaugurado na terça-feira, dia 27 de agosto, após um longo processo que teve início a 7 de Setembro de 2019, com a assinatura de um protocolo entre Município de Faro e a PSP. a cerimónia oficial de inauguração e ativação deste sistema de videovigilância teve lugar esta terça-feira, no Comando Distrital da PSP de Faro, tendo contado com a presença com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, do diretor nacional da PSP, superintendente Luís Carrilho e do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.
De acordo com Rogério Bacalhau, o Presidente da Câmara Municipal de Faro, esta inauguração “resulta de um longo processo realizado em estreita colaboração com a PSP, que permite agora reforçar o sentimento de segurança entre os residentes e os cada vez mais visitantes da cidade e do concelho, permitindo a proteção da segurança das pessoas e bens, públicos ou privados, bem como a prevenção da prática de crimes”.
Na inauguração do sistema, o Presidente adiantava que a localização das câmaras foi decidida pela PSP, de acordo com o histórico de ocorrências em cada um dos locais, assegurando ainda que o sistema permite salvaguardar todas “as condições de privacidade de particulares”: ex: janelas, portas e zonas privadas aparecem “pixelizadas”, as imagens só poderão ficar guardadas durante 30 dias, confirmando que as mesmas só saem da polícia para o Ministério Público, na eventualidade de ser necessário.
Telmo Correia, o Secretário de Estado da Administração Interna, saudou o projeto, que considerou “um investimento na segurança dos munícipes farenses, mas também na de todos os que visitam o Algarve, uma região com características muito especiais por ser um destino com fluxo enorme de pessoas, o maior destino turístico nacional e um dos melhores destinos turísticos da Europa e do Mundo”.
O governante considerou ainda que “a videovigilância é um dos meios tecnológicos que o Governo pretende promover junto das forças de segurança, dando como exemplo a situação da Amadora, onde, segundo dados da PSP, após a instalação das câmaras, a criminalidade diminuiu qualquer coisa como 60 por cento e foram evitados crimes graves”.





