Home » Economia » Arrendar casa em Portugal é três vezes mais rápido do que comprar

Arrendar casa em Portugal é três vezes mais rápido do que comprar

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Arrendar casa em Portugal demora pouco mais de um mês e é cerca de três vezes mais rápido do que comprar, segundo dados do Imovirtual, confirmando a forte pressão da procura no mercado habitacional. Por isso, arrendar casa em Portugal é três vezes mais rápido do que comprar tornou-se uma tendência muito comentada.

Arrendamento é absorvido três vezes mais rápido

Em setembro de 2025, o tempo médio de arrendamento foi de 36,9 dias, equivalente a 1,2 meses. Assim, registou-se uma melhoria face aos 39,4 dias do ano anterior, reforçando que arrendar casa em Portugal é três vezes mais rápido do que comprar nestes tempos.

Por outro lado, a compra de habitação apresenta um tempo médio de 110 dias. Deste modo, o arrendamento é absorvido cerca de três vezes mais rapidamente, sendo evidente que arrendar casa em Portugal é três vezes mais rápido do que comprar, de acordo com os dados do mercado.

Procura elevada obriga a decisões rápidas

A velocidade do mercado está a aumentar a pressão sobre quem procura casa.

Segundo Sylvia Bozzo, os interessados têm de estar preparados para decidir rapidamente, porque as oportunidades desaparecem em poucos dias.

Além disso, a escassez de oferta agrava este comportamento. É comum ouvirmos que arrendar casa em Portugal é três vezes mais rápido do que comprar quando há muita procura.

Mercado nacional apresenta padrão uniforme

Os dados mostram um mercado relativamente homogéneo em todo o país.

Os tempos de arrendamento variam entre 31,5 dias e 41,9 dias. Assim, a pressão da procura não está concentrada apenas nos grandes centros urbanos.

Por sua vez, esta uniformidade indica uma procura distribuída a nível nacional.

Interior ganha peso na procura de habitação

A região Centro lidera com 31,5 dias, seguida do Norte Interior com 32,3 dias.

No entanto, o Algarve apresenta o ritmo mais lento, com 41,9 dias, influenciado pela sazonalidade.

Além disso, Lisboa e Porto mantêm valores próximos da média, com 39,9 e 40,6 dias, respetivamente.

Diferenças distritais mostram volatilidade local

Ao nível distrital, Bragança destaca-se com apenas 16,8 dias.

Por outro lado, distritos como São Miguel, Évora e Beja apresentam maior variação ao longo do ano.

Ainda assim, a diferença nacional é reduzida, cerca de 10 dias.

Arrendamento consolida mudança estrutural no acesso à casa

Num contexto de maior dificuldade no acesso ao crédito à habitação, o arrendamento assume-se como solução imediata.

Por fim, esta tendência confirma uma mudança estrutural na forma como os portugueses acedem à habitação.

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.