Home » Cultura » Palácio de Monserrate acolhe recital intimista de Margarida Prates dedicado a compositoras dos séculos XIX e XX

Palácio de Monserrate acolhe recital intimista de Margarida Prates dedicado a compositoras dos séculos XIX e XX

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

A pianista Margarida Prates atua no Palácio de Monserrate, em Sintra. O recital realiza-se no dia 10 de maio, às 18h15, na Sala da Música. O programa homenageia compositoras dos séculos XIX e XX.

O concerto apresenta repertório inédito de Maria Amélia Ferraz Bravo, compositora portuguesa. Além disso, inclui obras de outras três compositoras internacionais. Trata-se, por isso, de uma experiência intimista que devolve ao público nomes que a história da música apagou.

Maria Amélia Ferraz Bravo regressa ao palco sob o pseudónimo Ad. Brinita

Maria Amélia Ferraz Bravo (1872-1963) assinou a sua obra com o pseudónimo Ad. Brinita. A compositora escreveu em exclusivo para piano e deixou sete peças. Além disso, Margarida Prates interpreta no recital todas as peças conhecidas da autora.

A obra engloba uma Valsa, uma Mazurka e um Minuett. A escrita é refinada e tecnicamente exigente. Por conseguinte, revela uma compositora profundamente ligada à estética romântica.

Programa cruza romantismo, vanguarda e chorinho brasileiro

O recital inclui ainda obras de três compositoras estrangeiras. Em primeiro lugar, a norte-americana Amy Beach representa o romantismo, com uma escrita sentimental e lírica.

Em seguida, a francesa Mélanie Bonis traz a voz da vanguarda e abre caminho ao impressionismo. Por fim, Chiquinha Gonzaga, nascida no Brasil, introduz as sonoridades do chorinho. Na época, esta linguagem estava, portanto, muito distante da tradição clássica europeia.

Margarida Prates: percurso entre o palco e a investigação musicológica

Margarida Prates concluiu a licenciatura em piano pela Escola Superior de Música de Lisboa. Além disso, frequentou masterclasses do pianista Fausto Zadra na Scuola Internazionale di Pianoforte, em Roma. Estudou também com o mestre Aquiles Delle Vigne.

A pianista atuou em palcos nacionais e estrangeiros. Paralelamente, dedica-se à investigação musicológica. Por essa razão, a RDP/Antena 2 convidou-a para realizar programas radiofónicos temáticos.

Bilhetes a 18 euros pelo site da Parques de Sintra

O recital decorre na Sala da Música do Palácio de Monserrate no domingo, 10 de maio, às 18h15. Os bilhetes custam 18 euros. Por conseguinte, a venda realiza-se exclusivamente no site da Parques de Sintra.

A Parques de Sintra — Monte da Lua, S.A. criou-se em 2000 com capitais exclusivamente públicos. Além disso, gere o património que a UNESCO classifica como Paisagem Cultural de Sintra. Por outro lado, a entidade conquistou treze World Travel Awards consecutivos como Melhor Empresa do Mundo em Conservação, entre 2013 e 2025.

Mais conteúdos sobre cultura em https://ipressjournal.pt

Bilhetes e informações: https://bilheteira.parquesdesintra.pt

Fonte oficial: https://www.parquesdesintra.pt

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.