Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Na sequência da reorganização interna recentemente implementada, a Parques de Sintra criou piquetes de resposta rápida e, perante a previsão meteorológica associada à passagem da depressão Kristin, ativou de imediato as equipas no terreno. Assim, foi dada prioridade à segurança de pessoas e ao restabelecimento das condições de circulação.
As operações avançaram assim que as condições meteorológicas o permitiram. Houve trabalhos de limpeza de estradas e caminhos em toda a área afetada e uma avaliação preliminar dos danos, possível dentro das circunstâncias. Além disso, as condições essenciais de segurança nos monumentos e parques foram repostas nas primeiras 24 horas após a passagem da depressão Kristin.
No registo preliminar, contabiliza-se a queda de 92 árvores no Parque da Pena, 52 no Parque de Monserrate e cinco nos Jardins do Palácio Nacional de Sintra.
João Sousa Rego, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, refere que “tínhamos equipas já preparadas, que saíram imediatamente para o terreno, intervindo de forma célere e coordenada na limpeza de estradas e caminhos, na desmontagem controlada de árvores em risco e na remoção de detritos após a passagem da depressão Kristin”.
O responsável acrescenta que “foi também realizada uma avaliação aos monumentos e edifícios sob gestão da Parques de Sintra, não tendo sido identificados danos graves ou estruturais, estando a ser finalizadas as últimas operações de limpeza nos acessos rodoviários ao Parque e Palácio de Monserrate e ao Convento dos Capuchos, em colaboração com a Proteção Civil”.
João Sousa Rego sublinha ainda que “a Parques de Sintra está a avaliar o impacto deste novo fenómeno extremo no perímetro florestal sob sua gestão, que inclui mais de mil hectares de floresta, recorrendo a equipas no terreno e a drones em toda a área, prevendo-se a consolidação dos resultados nos próximos dias”.
O presidente do Conselho de Administração destaca também “o profissionalismo e a dedicação de todos os trabalhadores da Parques de Sintra e a colaboração ativa entre parceiros institucionais, em particular da Câmara Municipal de Sintra, num momento particularmente complexo após a madrugada da depressão Kristin”.
Os números agora divulgados têm carácter preliminar e poderão ser atualizados à medida que a avaliação técnica e operacional avance.
