Home » Cultura » Sérgio Godinho e Christian McBride na feira do livro de Leiria

Sérgio Godinho e Christian McBride na feira do livro de Leiria

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

A terceira edição da Versátil, feira do livro de Leiria, abre no sábado, 31 de Outubro, e decorre até 8 de Novembro. O tema é «O Comum» e reúne mais de 40 escritores e artistas, com curadoria de Isabel Lucas e Nuno Artur Silva.

A sessão inaugural junta Paulo Pires do Vale e Luísa Schmidt às 16h30, na Biblioteca da Villa Portela. No mesmo dia, às 18h00, Sérgio Godinho actua na Black Box acompanhado pelo pianista Júlio Resende.

O programa tem o Mercado de Sant’Ana como ponto de encontro principal, com actividades noutros espaços culturais da cidade. O grosso da programação concentra-se a partir de 3 de Novembro.

Um contrabaixista com 11 Grammys em Leiria

O destaque musical está marcado para 7 de Novembro, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva. A Orquestra Jazz de Leiria recebe Christian McBride, contrabaixista norte-americano e um dos nomes maiores do jazz internacional.

A programação musical inclui ainda «As palavras escrevem-se com música», com Luísa Cruz, Nicolau Santos e Manuel Lourenço, a 8 de Novembro, e, na mesma tarde, Marco Oliveira e José Peixoto no Palco Versátil.

Da literatura à América e ao Brasil

A 7 de Novembro, Helena Roseta conversa com Isabel Lucas em «O Lugar de Todos». No mesmo dia encontram-se José Luís Peixoto e Paulo Moreiras, e Filipa Martins com Luísa Sobral. André Pereira e Rui Zink participam em «Continuar a Rir».

No dia 8, Patrícia Portela conversa com Anabela Mota Ribeiro, e Isabela Figueiredo com Hugo Gonçalves. O programa abre-se ao contexto internacional com duas sessões: Gonçalo M. Tavares e José Gomes André em «A América depois do voto», e Alexandre Vidal Porto com João Gabriel de Lima em «O Brasil depois das eleições».

A poesia tem sessão própria a 6 de Novembro, com Adélio Amaro, Cristina Nobre, Trindade Pereira, Paulo José Costa e Fernando Brites. Pedro Biscaia e Fernando Alves partem de «Dos Dias Frágeis».

Escolas entre 3 e 6 de Novembro

A literatura infantil e juvenil ocupa os primeiros dias. Entre 3 e 6 de Novembro, Maria Inês Almeida, António Mota, Miriam Gonçalves, David Machado, Elizabete Neves, Clara Cunha, Catarina Sobral e Nuno Bernardo encontram-se com jovens leitores.

O programa inclui ainda a apresentação de «Coreografias: Ensaios sobre Dança e Filosofia», de Né Barros, o Festival Letra, cinema com Sophia, o cine-concerto Sakamoto, Gerardo Rodrigues e o espectáculo de dança «Over our Heads», da Companhia Marta Cerqueira.

O tema nasceu das tempestades

A escolha de «O Comum» tem origem na tempestade Kristin, que atingiu o continente no final de Janeiro e fez quatro mortos nas primeiras 24 horas, três deles no concelho de Leiria. O estado de calamidade foi alargado a 68 municípios e os prejuízos ultrapassaram os 5,3 mil milhões de euros.

Só na floresta do concelho a autarquia estimou a queda de até oito milhões de árvores, em cerca de dez mil hectares. Em Julho, seis meses depois, milhares de pedidos de apoio continuavam por avaliar.

A organização sustenta que a experiência da perda e os gestos de entreajuda tornaram mais visíveis as relações que sustentam uma comunidade, e é dessa realidade que parte a programação.

A Versátil nasceu em 2024 da transformação da tradicional feira do livro de Leiria num evento alargado a outras artes.

Partilhar em:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.