Tempo de leitura estimado: 3 minutos
O Iberanime Matosinhos 2026 decorre a 10 e 11 de Outubro na Exponor, em Matosinhos. A organização divulgou o mapa do recinto e o programa completo, ambos disponíveis na aplicação oficial do evento.
Os passes de dois dias esgotaram. No entanto, mantêm-se à venda bilhetes diários, a 25 euros por adulto. Aliás, não é a primeira vez que o festival de cultura pop japonesa esgota: em 2016, o Iberanime na Alfândega do Porto também esgotou a lotação.
Iberanime Matosinhos 2026 ocupa a Exponor em três palcos
A programação distribui-se por três palcos e várias áreas temáticas. Desde logo, o Palco Iberanime concentra os concursos de cosplay, entre os quais o Iberanime Kids Contest, o Cosplay de Grupo, o Cosplay World Masters e o World Cosplay Summit. Além disso, recebe concursos de JoJo Pose, Anime Music Video e Asian Pop Dance.
Por sua vez, o Palco Nissan cruza dança, música e concursos, com o Dub Challenge, o Noodles Monster, sessões de Para Para Dance e actuações do grupo Heart Gun.
Já no Palco Japão, a programação passa por uma aula de japonês, uma conferência sobre viver e estudar no Japão, um Live Play de RPG de One Piece e uma sessão sobre desinformação nas redes sociais. No domingo, há ainda a estreia do episódio 9 de Nuhcleus, com mesa-redonda, um painel sobre monstros japoneses e outro sobre animação japonesa e o conceito de Sakuga. Por fim, a organização prevê também uma sessão sobre a parceria entre a personagem Tony Tony Chopper e os Médicos Sem Fronteiras Portugal.
Masatoshi Ono e SERRA entre os convidados
Entre os nomes anunciados estão Masatoshi Ono, intérprete do genérico de Hunter x Hunter, e SERRA, cantora e compositora japonesa que se estreia em Portugal. Além disso, junta-se-lhes o rapper brasileiro AC Raps.
Oficinas, jogos e um Safe Room
Este ano, a organização reorganizou o recinto. Assim, à entrada fica a nova Gaming Area, com a área de Just Dance e jogos PlayStation. O mapa inclui também uma Vila dos Artistas renovada, um Otaku Market com mais lojas e uma área alargada para jogos de cartas, jogos de tabuleiro e Dungeons & Dragons.
Depois, no primeiro andar, surgem três espaços novos: a Sala de Oficinas, o Espaço de Saúde Mental e o Safe Room. A Sala de Oficinas acolhe workshops de shiatsu, kyusho, reiki, costura para cosplay, técnicas de dobragem e dança.
Na Drawing Zone, decorrem oficinas de manga e ilustração com Patrícia Costa, Diogo Cidades, Valori, nosheltergirl, Luís Figueiredo e Joana Rosa. Quanto aos torneios, o programa inclui, entre outros, FC 27, Dragon Ball FighterZ, Crash Team Racing, Astro BOT, Tekken 3 e Overcooked.
Bilhetes e como chegar
Além do bilhete diário de adulto, a bilheteira prevê preços reduzidos para crianças e bilhete de família. Por isso, a organização recomenda a consulta da aplicação oficial, onde mantém o programa e o mapa actualizados.
Para quem viaja de comboio, a CP aplica 30 por cento de desconto nos bilhetes de ida e volta para a estação de Campanhã entre 9 e 12 de Outubro. Além disso, os urbanos do Porto têm passe de ida e volta a três euros durante o evento. Há ainda um serviço gratuito de autocarro, de hora a hora, entre Campanhã e a Exponor, para portadores de bilhete.
Artigos Relacionados
- Festa do Teatro de Setúbal encerra com Antígona e Moçoilas
- Lançamento do livro “Úlcera, Útero” na UCCLA
- Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas regressa com artistas internacionais e história original dedicada ao Mestre-de-Cerimónias
- Shortcutz regressa ao Porto com cinco noites dedicadas ao cinema de realizadoras ligadas à cidade





