Tempo de leitura estimado: 2 minutos
A conferência de empreendedorismo “Inspira Barreiro” está de regresso para a sua 8.ª edição, no dia 29 de outubro de 2025, numa organização da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS), em parceria com o Município do Barreiro. O objetivo é claro: inspirar e dinamizar a cultura empreendedora junto da comunidade académica, empresarial e institucional da região.
Com início marcado para as 13h30, a iniciativa volta a reunir um conjunto de oradores que transformaram ideias em negócios de sucesso. Eles vêm de diversas áreas de atividade. Entre os convidados estão Nuno Mata, coach e fundador da Warrior Mata Clothing; Bruno Cavaco, videógrafo e fundador da Motion Media; Luís Serra, especialista em marketing e cofundador da Ra-Ro. Além disso, André Pereira e Yola Goulart, fundadores da agência The Pear Marketing; e Inês Leal e Filipe Silva, diplomados em Fisioterapia pelo IPS e criadores da PrevPro, uma aplicação dedicada à prevenção de lesões desportivas.
A sessão de abertura contará com intervenções da presidente do IPS, Ângela Lemos, do diretor da ESTBarreiro/IPS, Pedro Neto, e do presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa.
Dirigida a estudantes do ensino secundário e superior, gestores de PME, empresários e empreendedores, a conferência constitui um espaço de partilha de experiências. Assim, é um estímulo à criação de novos projetos e ideias de negócio.
O programa inclui ainda a apresentação das valências da IPStartUp, a incubadora de ideias de negócio do Politécnico de Setúbal. Além disso, haverá uma mostra de empreendedores e projetos inovadores, que promoverá a interação entre participantes. Isso facilita a troca de contactos e experiências, e a criação de novas oportunidades de colaboração.
Com esta nova edição, o “Inspira Barreiro” reafirma o seu papel como plataforma regional de promoção do empreendedorismo e da inovação. Incentiva a iniciativa individual e o espírito criativo que caracterizam as novas gerações.