Home » Cultura » A corça e a Mãe Terra

A corça e a Mãe Terra

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Margarida Botelho, Ana Sofia Paiva e Nuno Cintrão

O espetáculo A corça e a Mãe Terra apresenta-se no Centro Cultural de Belém, no Espaço Fábrica das Artes, de 3 a 13 de fevereiro. Este evento dirige-se a público escolar, famílias e público em geral. Aproveite para levar as crianças ao a corça e a mãe terra espetáculo infantil no CCB.

As sessões para escolas decorrem de terça a sexta-feira, às 10h30, com sessão extra no dia 10 de fevereiro, às 14h30. Para o público geral, o espetáculo realiza-se ao sábado, às 15h30, e ao domingo, às 11h30. Está ainda prevista uma sessão descontraída, com condições de acessibilidade, no dia 8 de fevereiro, às 11h30.

Criado por Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho, o espetáculo parte de um imaginário simbólico e ancestral. A Corça surge como um ser mágico, filha de um rei. Ela transforma-se num animal do bosque para oferecer aos humanos a sabedoria e o poder do mundo vegetal. E assim, o espectáculo infantil no Centro Cultural de Belém chamado “A corça e a Mãe Terra” ganha vida para encantar os mais pequenos.

Guiados pela gentileza da Corça, o público é convidado a mergulhar nas profundezas do solo, da rocha-mãe ao grão fino da argila. Atravessam um ciclo anual de criação, morte e renascimento. Assim, é nesse percurso que se revela a importância de regenerar a terra e de guardar, no seu interior, as sementes do futuro, tal como inspira a peça a corça e a mãe terra espetáculo infantil no ccb.

Trata-se de um espetáculo multidisciplinar, que alia narração oral, teatro de marionetas, ilustração e música ao vivo. Além disso, reinterpreta um mito do princípio do mundo à luz de um presente consciente, que procura, de forma urgente, o equilíbrio entre a vida humana e a Mãe Terra para todos aqueles que procuram a corça e a mãe terra espetáculo infantil no CCB.

Ficha artística

Ideia e direção artística: Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Textos, dramaturgia e interpretação: Ana Sofia Paiva
Cenografia, marionetas, ilustrações e interpretação: Margarida Botelho
Direção e criação musical, construção de instrumentos, sonoplastia e interpretação: Nuno Cintrão
Figurinos: Paula Geleia
Fotografia: Mário Rainha Campos
Consultoria científica: Tiago Monteiro Henriques, biólogo


Oficina de artes plásticas

Da rocha mãe à filha argila

Integrada no projeto, realiza-se a oficina Da rocha mãe à filha argila, com conceção de Margarida Botelho, nos dias 7 e 8 de fevereiro. Ocorre no Espaço Fábrica das Artes, no Centro Cultural de Belém. Não deixe de combinar a oficina com a experiência a corça e a mãe terra espetáculo infantil no CCB!

A oficina decorre no sábado, às 11h00, e no domingo, às 15h00, sendo dirigida a famílias com crianças a partir dos três anos. A atividade tem lotação máxima de vinte e cinco pessoas e duração de duas horas. Trata-se de uma atividade que está relacionada com a corça e a mãe terra espetáculo infantil no CCB.

Nesta oficina mineral e familiar, os participantes são convidados a descobrir como se forma o solo e quais os ingredientes necessários para criar o chão que alimenta a raiz e faz germinar a semente. Além disso, guiados pela Corça, pintam com cores de argila e moldam, com mãos e pés, os bosques do amanhã, numa viagem inspirada em a corça e a mãe terra espetáculo infantil no CCB.


Produção

Apoio no corte a laser: FabLab Lisboa
Coprodução: Comédias do Minho, Centro Cultural de Belém / Fábrica das Artes

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.