Home » Economia » Defesa » EUDEX junta a indústria europeia de defesa com formatos internacionais de matchmaking

EUDEX junta a indústria europeia de defesa com formatos internacionais de matchmaking

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

A EUDEX (Euro Defence Expo) prepara, desde já, dois eventos internacionais de negócios. De facto, a nova feira de defesa decorre de 22 a 25 de Setembro de 2026, na Messe Essen, na Alemanha. Assim, os formatos “V4 Business Matchmaking @ EUDEX” e “Keep in Touch with the Dutch” centram-se, respectivamente, nos países do Grupo de Visegrado e na Holanda.

Segundo a organização, a cooperação transfronteiriça é hoje um factor-chave para a indústria europeia de segurança e defesa. Além disso, essa cooperação abrange toda a cadeia, desde a investigação e desenvolvimento até ao fabrico industrial.

“Hoje, as empresas procuram não só clientes, mas também parceiros de desenvolvimento, tecnologia e fornecimento. Com estes dois formatos, respondemos a diferentes necessidades de colaboração, criamos oportunidades direccionadas para parcerias industriais europeias e reforçamos o perfil da EUDEX como plataforma de cooperação civil-militar”, explica Julia Jacob, gestora de projecto da EUDEX.

V4 Business Matchmaking liga empresas à Europa Central

Antes de mais, o primeiro evento decorre na quarta-feira, 23 de Setembro de 2026. Para o efeito, a Messe Essen organiza-o com as Câmaras de Comércio Alemãs no Estrangeiro (AHK) dos países do Grupo de Visegrado. Ou seja, estão em causa a Polónia, a República Checa, a Eslováquia e a Hungria.

O fórum dirige-se a empresas que pretendem expandir relações comerciais com estes quatro mercados. Assim, o foco estará em reuniões B2B pré-agendadas. Além disso, os temas centrais são a cooperação industrial, as tecnologias de dupla utilização e os projectos conjuntos de desenvolvimento e fornecimento.

Aliás, a região justifica esta atenção. Com efeito, as capacidades e os investimentos da indústria de defesa cresceram ali de forma significativa nos últimos anos. Por isso, os interessados podem obter informações e registar-se no sítio oficial da EUDEX.

Inovação holandesa em sessão de pitches

Depois, na quinta-feira, 24 de Setembro de 2026, a EUDEX vira a atenção para a Holanda. Entretanto, o evento “Keep in Touch with the Dutch – Defence Innovations from the Netherlands” decorre no Pavilhão 3, entre as 13h00 e as 15h00. Assim, sobem ao palco startups, scale-ups e pequenas e médias empresas holandesas seleccionadas.

Em apresentações curtas, estas empresas mostram tecnologias, produtos e oportunidades de colaboração. Depois dos pitches, sessões de networking moderadas permitem aprofundar contactos. De resto, a organização decorre em cooperação com a ZENIT GmbH / NRW.Europa. Além disso, as empresas holandesas podem candidatar-se a um lugar de pitch até 28 de Agosto de 2026.

Também Portugal tem acompanhado esta dinâmica. Por exemplo, em 2026, mais de 30 startups participaram no primeiro acelerador português para o sector da Defesa. Antes disso, a Startup Leiria lançou o programa Defense Accelerator, dedicado à inovação dual-use.

Matchmaking em todos os dias da feira

Para além destes dois eventos, a plataforma “EUDEX Match & Meet” funciona durante toda a feira. Assim, os participantes usam-na para marcar reuniões B2B com antecedência. De facto, segundo a Messe Essen, o interesse é já elevado. Ou seja, cerca de 100 representantes de empresas ligaram-se à plataforma para preparar conversas direccionadas.

EUDEX decorre em paralelo com a Security Essen

Por fim, a EUDEX coincide com a Security Essen, feira de referência da segurança civil. Ao mesmo tempo, decorre a conferência anual do Joint Air Power Competence Centre (JAPCC) da NATO. Com efeito, essa conferência reúne mais de 400 altos representantes militares das 32 nações membros da NATO. Entretanto, há mais informações e bilhetes em www.eurodefenceexpo.de.

Partilhar em:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.