Tempo de leitura estimado: 5 minutos
O ano mudou, mas o que não muda são as suas necessidades de financiamento para que, finalmente, possa dar vida a um projeto que tinha guardado na gaveta ou mitigar uma necessidade que, entretanto, lhe bateu à porta.
Para que 2025 seja o ano em que os seus sonhos se concretizem, não podíamos deixar de o ajudar a que isso fique um pouco mais perto de acontecer com algumas dicas para encontrar o melhor crédito pessoal para si.
Os fatores mais importantes ao escolher um crédito pessoal
Na procura e avaliação de cada proposta de crédito pessoal, deve estar atento a alguns fatores que influenciam o valor que vai pagar pelo empréstimo. Um deles é a sua taxa de esforço, taxa que mede a percentagem do seu orçamento mensal que tem de ser alocado para o pagamento de prestações de crédito.
O cálculo da taxa de esforço é simples e segue esta fórmula:
Despesas mensais com prestações de crédito / Rendimentos totais do seu agregado familiar x 100
Caso a percentagem resultante do cálculo da sua taxa de esforço ultrapassar os 35%, limite recomendado pelo Banco de Portugal, a aprovação do seu crédito será mais complicada, uma vez que a instituição de crédito leva esta taxa em consideração na análise de risco que faz do seu pedido.
Além da taxa de esforço, é importante definir, com antecedência, os montantes de financiamento e prazos de reembolso que vai pedir, já que isto será bastante útil não só para preparar as suas finanças pessoais para o pagamento do empréstimo, como também para realizar comparações entre diferentes propostas de crédito.
Por falarmos em comparações, terminamos esta parte com o fator que mais impacto tem no preço que vai pagar pelo crédito: a taxa de juro do empréstimo.
Comparação de taxas e condições entre bancos em 2025
Tal como acontece em outros tipos de crédito, num crédito pessoal as taxas de juro são-lhe dadas pelas siglas TAN, Taxa Anual Nominal, e TAEG, Taxa Anual Efetiva Global.
Ao passo que a primeira lhe vai dar a conhecer o preço do dinheiro que vai pedir emprestado, a segunda é mais abrangente e engloba os juros, comissões bancárias e com intermediários de crédito, impostos e outras despesas sendo, por isso, o grande termo de comparação entre diferentes créditos pessoais.
Além das taxas de juro, é fundamental que, antes de assinar qualquer contrato de crédito, leia a ficha FINE com atenção. Na prática, este é um documento pré-contratual onde se encontram discriminados os termos e condições financeiras, bem como as despesas que terá ao contratar um determinado crédito pessoal.
Ferramentas online para encontrar o melhor crédito pessoal
Com a transição de uma boa parte da nossa vida para o universo online, não é de estranhar que uma das ferramentas que o podem ajudar a encontrar o melhor crédito pessoal se encontre precisamente aí.
Falamos dos simuladores online de crédito pessoal que a maioria das instituições de crédito presentes no mercado financeiro português lhe oferecem e que, na prática, lhe vão permitir calcular a sua prestação mensal em função da escolha que realizar em termos de montantes de financiamento e prazos de reembolso.
Para além de ficar a saber a prestação mensal que ficará a pagar, estes simuladores dão-lhe, igualmente, informações sobre as taxas de juro associadas, nomeadamente a TAN e a TAEG, e o valor do MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor), isto é, o montante total do empréstimo.
De forma a perceber como funcionam este tipo de simuladores, vejamos o seguinte exemplo prático:
Crédito Pessoal – Exemplo prático
Quando a primavera de 2025 entrar em força, gostaria de substituir o telhado da sua casa, mas, para tal, terá de pedir um crédito pessoal de 12 mil euros que, face às suas possibilidades económicas, quer pagar em 84 meses.
Através do seu smartphone ou PC, abre um motor de pesquisa e googla as expressões “simulador de crédito pessoal”. Neste momento, estará defronte de uma série de propostas de crédito pessoal e só terá de clicar numa delas para iniciar as suas comparações.
Imagine que acabou por entrar na página de crédito pessoal do UNIBANCO, uma solução que lhe oferece montantes de financiamento entre 5 mil e 75 mil euros, prazos de reembolso que vão dos 24 aos 84 meses, uma TAN desde 8,350% e uma TAEG desde 10,6%.
Quando entra nesta página, será recebido por um simulador que lhe permitirá fazer uma escolha dentro destes valores e prazos de financiamento de forma extremamente simples e rápida.
Como a sua intenção é pedir 12 mil euros e pagá-los em 84 meses, este simulador de crédito pessoal vai dar-lhe um resultado de 226,52 euros (TAN de 13,700 %, TAEG de 15,9 % e MTIC de 19.239,87 euros).
Se, entretanto fez mais contas e percebeu que pode reduzir o prazo de reembolso de 84 para 48 meses, o simulador vai dar-lhe um resultado de 327,21 euros (TAN de 13,350 %, TAEG de 15,9 % e MTIC de 15.917,95 euros), isto é, ao diminuir o prazo de pagamento, a prestação mensal sobe, mas irá pagar menos pelo empréstimo.
Finalizada a simulação, poderá partir imediatamente para a contratação clicando na barra “Pedir Crédito” que acompanha o simulador ou utilizar o valor que obteve para o comparar com outras propostas de crédito.

