Home » Gastro & Vinhos » Casa de Santar Vinhos apresenta oito parcelas 2017 e lança novo alfrocheiro da vinha dos amores

Casa de Santar Vinhos apresenta oito parcelas 2017 e lança novo alfrocheiro da vinha dos amores

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

A Casa de Santar Vinhos apresentou duas novidades no seu portefólio: a nova colheita do Casa de Santar Oito Parcelas 2017, vinho de topo da marca, e a estreia do Casa de Santar Vinha dos Amores Alfrocheiro 2023. Este é um novo monocasta proveniente de uma das parcelas mais emblemáticas do produtor. Recentemente, Casa de Santar Vinhos lança oito parcelas 2017 como um dos destaques para os apreciadores de vinhos de excelência.

Produzido numa edição limitada de 5.100 garrafas, o Casa de Santar Oito Parcelas 2017 resulta da combinação de seis castas. Estas estão distribuídas por oito parcelas, dando origem a um vinho de grande complexidade e elegância. Este vinho reflete de forma fiel o ano vitivinícola de 2017.
Segundo Paulo Prior, diretor de enologia da Global Wines, “porque os anos não se repetem, dificilmente teremos outro vinho igual, mas seguramente teremos outros vinhos provenientes destas ou de outras parcelas, que a seu tempo chegarão ao mercado e contarão também a sua própria história”.

De aspeto límpido, apresenta cor rubi com ligeiras nuances acastanhadas, resultado do longo estágio. No nariz revela grande complexidade, com notas terciárias e balsâmicas, especiarias como pimenta preta e subtis nuances de grafite. Na boca mostra-se macio, estruturado e persistente, com notas de pão de centeio tostado. É indicado para acompanhar queijos maturados ou pratos de carne da cozinha contemporânea. Já disponível no mercado, tem um PVP recomendado de 74,50 euros. É distribuído pela Vinalda, estando à venda em restaurantes, garrafeiras, lojas especializadas e plataformas online.

A segunda novidade é o Casa de Santar Vinha dos Amores Alfrocheiro 2023, um monocasta que nasce no Alto dos Amores. Esta é uma das zonas mais emblemáticas da Vinha dos Amores.

De acordo com Miguel Rodrigues, diretor comercial e de marketing da empresa, “sendo a Alfrocheiro uma casta tinta típica do Dão, e estando estas uvas situadas numa parcela tão simbólica como a Vinha dos Amores, a decisão de fazermos um monocasta e reforçarmos esta gama foi estratégica, mas também surgiu de uma forma praticamente natural”.

Com enologia assinada por Paulo Prior, este Alfrocheiro apresenta cor rubi de média intensidade e um aroma intenso e complexo, com notas de frutos silvestres e de bosque. Na boca é frutado, macio, bem estruturado e persistente, com um final elegante. Trata-se de um vinho claramente gastronómico, indicado para acompanhar polvo à lagareiro, risoto de cogumelos ou queijos de pasta mole. O PVP recomendado é de 30 euros, com distribuição assegurada pela Vinalda e presença em restaurantes, garrafeiras e lojas especializadas.

Publicado pelo iPressJournal.pt

nn

Leia também:

Partilhar em: