Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Arrancou hoje o Sintra Bodyboard Pro Fest na Praia Grande e a etapa portuguesa do Mundial IBC (International Bodyboard Comittee) não deixou ficar mal as cores nacionais, com os atletas portugueses a brilhar, com destaque para os campeões nacionais Ricardo Rosmaninho e Luana Dourado.
Ricardo Rosmaninho fez uma das exibições do dia, vencendo a sua bateria da ronda 2 com 14.75, enquanto Luana Dourado passou com Mariana Silva à ronda 2 da competição feminina ao vencer uma bateria complicada em que foram eliminadas a marroquina Aghouali Soukaina e Carolina Ferro Dias.
Para se ter a perspetiva da exibição de Rosmaninho, refira-se que só foi batido pelo score de Maxime Castillo, francês antigo campeão europeu, que somou 15,5 no seu heat da ronda 2.
De resto, na competição masculina, dos seis bodyboarders portugueses em prova, a jovem promessa Frederico Castelo Branco e Ricardo Rosa não conseguiram passar da ronda 2, com o já citado Ricardo Rosmaninho a ser acompanhado por Rodrigo Lopes, Miguel Ferreira e Francisco Ferreira a caminho da terceira ronda.
No quadro feminino, além de Luana Dourado, seguem em frente Mariana Silva e Alice Teotónio, que se juntam a Joana Schenker, Filipa Broeiro e Teresa Padrela na ronda 2. Pelo caminho, ficaram Mariana Rosa e Carolina
Ferro Dias.
No balanço do dia, Ricardo Rosmaninho manifestou esperança numa boa prestação nesta que é a prova mais antiga do calendário mundial:
“Tivemos boas ondas esta tarde que nos permitiu dar espetáculo. Gostava mesmo de melhorar o meu melhor resultado aqui, uma presença nos quartos de final [9º lugar] e acredito que se as condições se mantiverem vamos ter condições de mostrar o valor dos ‘riders’ aqui presentes.”
Por seu turno, Luana Dourado declarou: “Gosto muito de participar no Sintra e foi muito bom entrar a ganhar. Agora, espero chegar o mais longe possível e embora saiba que vai ser muito difícil, tenho aspirações a um bom resultado.”
Amanhã espera-se uma subida do mar, com ondas desafiadoras e vento forte. Paralelamente, a Câmara Municipal de Sintra, grande patrocinador deste evento com 29 anos de história, está a levar a cabo na Praia Grande uma iniciativa de construção de Esculturas com resíduos recolhidos na praia, uma exposição subordinada ao tema “Ciclo Urbano da Água” e uma campanha “Sintra Vidro + Vidro”, ambas com o selo dos SMAS de Sintra. E recordar que no sábado teremos também uma aula aberta de Bodyboard “Boogie Chicks” e uma mega aula de fitness patrocinada pela autarquia e com a colaboração do People Family Club, 100% Fitclub, Gimnoanima e Holme Place.
O Sintra Bodyboard Pro Fest será objeto de transmissão por webcast no YouTube e no site oficial da IBC (www.ibcworldtour.com), além da cobertura nas redes sociais da IBC no Instagram, Facebook e Tik Tok. Paralelamente, também haverá momentos de transmissão na Bola TV.
