Home » Sociedade » Associativismo » APCOI procura voluntários para ler livro sobre obesidade infantil nas escolas

APCOI procura voluntários para ler livro sobre obesidade infantil nas escolas

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

A APCOI — Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil abriu inscrições para voluntários que queiram participar na Semana Nacional de Leitura do livro “Mamã, o que é Obesidade?” em escolas do 1.º ciclo de todo o país. Assim, voluntários leitura obesidade infantil escolas são fundamentais para o sucesso desta iniciativa.

As sessões decorrem entre 2 e 6 de março de 2026, período em que se assinala o Dia Mundial da Obesidade. A iniciativa pretende sensibilizar as crianças para a obesidade enquanto doença crónica. Além disso, procura promover uma abordagem empática e contribuir para reduzir o estigma e o bullying associados ao peso em ambiente escolar.

Inscrições abertas até 20 de fevereiro

A APCOI apela à participação de voluntários que se identifiquem com a causa da obesidade infantil. Segundo Mário Silva, presidente da associação, cada leitura representa “um passo fundamental para combater a discriminação das crianças que vivem com esta doença crónica que, apesar de ser a mais prevalente em idade pediátrica, continua a ser mal compreendida pela sociedade”. De facto, a presença de voluntários leitura obesidade infantil escolas contribui imensamente para a sensibilização dos alunos.

Por outro lado, cada voluntário poderá participar em mais do que uma sessão durante a semana assinalada, consoante a sua disponibilidade. Antes de dinamizarem a primeira leitura, todos terão acesso a uma breve formação preparatória.

As inscrições decorrem até 20 de fevereiro e devem ser efetuadas através do formulário disponibilizado pela organização. Além disso, voluntários leitura obesidade infantil escolas podem inscrever-se facilmente online.

em: https://qualtricsxmtvk9r593s.qualtrics.com/jfe/form/SV_00oVjEpKcJ1EtZI

Livro promove literacia em saúde nas escolas

No final de cada sessão, a APCOI oferecerá gratuitamente um exemplar do livro a cada escola participante, com o apoio da ECPO — Coligação Europeia de Associações de Pacientes com Obesidade.

Mais do que uma publicação infantil, “Mamã, o que é Obesidade?” integra uma campanha de sensibilização que visa incentivar conversas informadas, sem tabus e baseadas em conhecimento científico atualizado. O livro utiliza linguagem simples e adequada à idade escolar. Desta forma, contribui para melhorar a literacia em saúde e reduzir o estigma associado à obesidade. Em suma, voluntários leitura obesidade infantil escolas desempenham um papel central neste projeto de literacia e inclusão.

Sobre a APCOI

Fundada em 2010, a APCOI é uma organização não governamental sem fins lucrativos dedicada à promoção da literacia em saúde e ao apoio a crianças e famílias na resposta à obesidade desde a infância.

Legenda da imagem: A atriz e Embaixadora da APCOI, Carla Andrino, durante uma sessão de leitura do livro “Mamã, o que é Obesidade?”. Créditos: APCOI.

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.