Home » Cultura » UCCLA apresenta livro sobre a marrabenta moçambicana

UCCLA apresenta livro sobre a marrabenta moçambicana

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

A UCCLA acolhe, a 24 de julho, a apresentação do livro “Marrabenta – A Cadência de Moçambique”, da autoria de Costa Neto.

A sessão realiza-se às 17h30, no auditório da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, em Lisboa.

A obra tem chancela da editora Chiado Books. Além disso, a arqueóloga Conceição Lopes assina a apresentação.

O livro propõe uma leitura sobre a marrabenta, género musical moçambicano com forte expressão cultural, social e identitária.

Livro sobre marrabenta chega ao auditório da UCCLA

“Marrabenta – A Cadência de Moçambique” resulta de pesquisas realizadas por Costa Neto ao longo da sua carreira profissional.

Segundo a sinopse, a obra é acessível ao leitor comum, pela clareza da sua dissertação. No entanto, apresenta também ensaios técnicos complementares.

Por esse motivo, o livro serve igualmente o contexto académico. A publicação cruza ensaio, investigação e experiência directa sobre a música moçambicana.

A marrabenta surge como ponto central da obra. Assim, o autor analisa a sua cadência, evolução e importância na cultura de Moçambique.

Costa Neto e a música urbana moçambicana

Costa Neto nasceu na Ponta do Ouro, no sul de Moçambique. É músico, compositor, intérprete, produtor e escritor.

Radicado em Portugal há mais de três décadas, destaca-se como um dos impulsionadores da música urbana moçambicana e da cultura lusófona.

O seu percurso inclui a ligação a vários projectos musicais e culturais. Foi membro co-fundador da Banda ABC 78, em 1978.

Foi também músico efectivo da Gestão Hoteleira de Moçambique, entre 1978 e 1979. Além disso, integrou o Grupo 1 – Moçambique, em 1981.

Em 1982, foi membro co-fundador e director do Agrupamento Mbila, em Moçambique. Entre 1983 e 1988, exerceu funções como director interino do Clube da Juventude, em Maputo.

Percurso ligado à lusofonia e à intervenção social

Em Portugal, Costa Neto fundou e coordenou, em 1996, o projecto filantrópico “FAZER”.

A iniciativa contou com patrocínio das Nações Unidas. Por sua vez, envolveu artistas africanos dos PALOP residentes em Portugal, bem como personalidades e instituições públicas.

Costa Neto foi também co-padrinho de “Juntos Contra a Fome”. O projecto resultou de uma parceria entre a CPLP e a FAO no combate à fome nos países de língua oficial portuguesa.

O autor é ainda co-fundador e presidente da Direcção da Razão d’Arte, Associação Cultural dos Artistas da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

A sua actividade cruza música, escrita, intervenção cultural e participação cívica. Por isso, o lançamento na UCCLA reforça a ligação entre criação artística e espaço lusófono.

Hinos e projectos de Costa Neto

Costa Neto é autor do hino “A Lusófona”, dedicado às comunidades dos países de língua oficial portuguesa.

Vídeo “A Lusófona”: https://www.youtube.com/watch?v=4eXzuoOknTE

É também autor do hino “Juntos Contra a Fome”, associado à campanha internacional da parceria CPLP-FAO.

Vídeo “Juntos Contra a Fome”: https://www.youtube.com/watch?v=9anxtoJ_2lk

Entre os seus trabalhos mais conhecidos está ainda “Mandjolo”, uma das músicas emblemáticas de Moçambique.

Vídeo “Mandjolo”: https://www.youtube.com/watch?v=LUmwp6NdK8Q

O autor criou também o projecto “Kanimambo Quero Um Abraço”. A iniciativa nasceu no contexto da solidariedade internacional às vítimas das intempéries em Moçambique.

Além disso, o projecto teve intervenção social e de sensibilização no âmbito da pandemia de COVID-19.

Vídeo “Kanimambo Quero Um Abraço”: https://www.youtube.com/watch?v=ReIIFsydugQ

A apresentação de “Marrabenta – A Cadência de Moçambique” será, assim, um momento de valorização da música moçambicana e da memória cultural lusófona.

Partilhar em: