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Portal da Queixa recebeu mais de 220 mil reclamações em 2024

Portal da Queixa recebeu mais de 220 mil reclamações em 2024

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

2024 termina com um novo recorde de reclamações no Portal da Queixa. Os consumidores registaram mais de 220 mil ocorrências, representando um aumento de 10.7%, face a 2023. Correio, Transporte e Logística; Serviços e Administração Pública; Comunicações, TV e Media voltam a liderar o ranking dos setores mais reclamados.

IMT, MEO, CTT, Worten e CTT Expresso são as marcas mais visadas. Setembro teve o menor volume de reclamações e dezembro o maior volume.

Ao longo de 2024, os portugueses mostraram o seu descontentamento e insatisfação com vários serviços, marcas e entidades, assistindo-se a um novo recorde anual de reclamações registadas no Portal da Queixa: 224.256 ocorrências, verificando-se um crescimento de 10.7% no número de queixas em comparação com o período homólogo de 2023, onde foram registadas 202.580 reclamações. Setembro foi o mês com menor volume de reclamações (7.75%) e o mês de dezembro foi o de maior volume de reclamações (10.17%).

Entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro, a média diária foi de 614 queixas e o perfil do consumidor que mais reclamou foi masculino (51.9%), com média de 42 anos de idade.

Segundo o relatório anual do Portal da Queixa, a categoria Correio, Transporte e Logística mantém o primeiro lugar em 2024, tendo sido a mais reclamada pelos consumidores, ao absorver 13% das queixas.

No TOP 10 das categorias com o maior número de reclamações seguem-se: Serviços e Administração Pública (9.7%); Comunicações, TV e Media (7.9%); Informática, Tecnologia e Som (6,2%); Bancos, Financeiras e Pagamentos (5,9%); Compras, Moda e Joalharia (5,9%); Transportes Públicos, Aluguer e Condução (5.4%); Água, Eletricidade e Gás (4,2%); Hotéis, Viagens e Turismo (4,1%) e Internet, Site e Negócios (4%).

De acordo com os dados analisados, as categorias com o maior aumento percentual de queixas em relação a 2023 foram: Beleza, Estética e Bem-Estar (aumento de 50.5% face ao período homólogo); Automóveis, Motas e Bicicletas (27.1%); Internet, Sites e Negócios (25.3%); Casinos e Casas de Apostas (21.8%) e Imobiliário, Casa e Jardim (20.9%).

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