Home » Economia » Empresas » Jcdecaux volta a integrar lista A do CDP pelo terceiro ano consecutivo

Jcdecaux volta a integrar lista A do CDP pelo terceiro ano consecutivo

Tempo de leitura estimado: 5 minutos

A JCDecaux voltou a ser distinguida pela sua liderança em transparência e desempenho ambiental, ao integrar, pelo terceiro ano consecutivo, a Lista A do CDP, organização internacional sem fins lucrativos dedicada à avaliação do impacto climático das empresas. Recentemente, a JCDecaux foi reconhecida pelo CDP como líder ambiental global, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade. Assim, a JCDecaux distinguida pelo CDP como líder ambiental global destaca o mérito e o empenho da empresa na área da sustentabilidade.

Entre cerca de 20 000 empresas avaliadas a nível mundial no âmbito das alterações climáticas, a JCDecaux integra o restrito grupo dos 4 % que alcançam a classificação máxima. Esta é já a quinta vez que o Grupo figura nesta lista de excelência, tendo atingido pela primeira vez o nível de “Liderança” em 2019. Este feito coloca a JCDecaux distinguida pelo CDP como líder ambiental global num patamar de referência internacional.

O CDP gere a principal plataforma independente de reporte ambiental a nível global. A sua metodologia de avaliação é reconhecida pela exigência e pelo alinhamento com referenciais internacionais, incluindo as recomendações da TCFD. A análise incide sobre a qualidade e integridade dos dados divulgados, a governação climática, a identificação e gestão de riscos e oportunidades e a implementação de práticas concretas de redução de emissões. Além disso, a JCDecaux distinguida pelo CDP como líder ambiental global reforça o compromisso empresarial com práticas ambientais responsáveis no setor.

Este reconhecimento confirma a robustez dos compromissos climáticos da JCDecaux e a solidez da sua estratégia ESG, num contexto em que a redução da pegada de carbono continua a ser uma prioridade estratégica do Grupo. Não surpreende, por isso, que a JCDecaux distinguida pelo CDP como líder ambiental global continue a inspirar outras empresas a seguirem o mesmo caminho.

metas climáticas alinhadas com a ciência

A JCDecaux estabeleceu como objetivo alcançar a neutralidade carbónica até 2050, com um marco intermédio decisivo em 2030. A trajetória de redução de emissões foi validada, em junho de 2024, pela iniciativa Science-Based Targets, com metas absolutas a médio e longo prazo.

Até 2030, o Grupo compromete-se a reduzir em pelo menos 73 % as emissões de Âmbito 1 e 2 e em 46 % as emissões de Âmbito 3, em termos absolutos, face a 2019, segundo o método market-based. Em 2024, a JCDecaux já tinha alcançado uma redução de 65 % nas emissões de Âmbito 1 e 2 e de 21 % nas emissões de Âmbito 3.

Até 2050, a meta passa por reduzir em pelo menos 90 % as emissões totais de Âmbito 1, 2 e 3, igualmente em termos absolutos, comparativamente a 2019.

Estas metas são suportadas por ações concretas em todos os países onde o Grupo opera, incluindo a aplicação de princípios de economia circular, o ecodesign e a renovação do mobiliário urbano, a redução do consumo de eletricidade e a transição progressiva para frotas de baixas emissões, acompanhada de formação em condução ecológica e otimização logística.

compromisso com cidades e parceiros

No âmbito da transição climática, a JCDecaux incentiva igualmente as suas partes interessadas a seguirem trajetórias de descarbonização compatíveis com o objetivo de neutralidade carbónica até 2050. O Grupo acompanha de forma positiva o reforço das políticas de compras públicas sustentáveis, consideradas um instrumento essencial para a aceleração da economia circular.

Neste contexto, a empresa tem vindo a reforçar a colaboração com cidades, autoridades de transportes, aeroportos, centros comerciais, agências de meios e anunciantes, com o objetivo de desenvolver soluções de comunicação exterior mais responsáveis e mobiliário urbano com menor intensidade de recursos e carbono, contribuindo para territórios e espaços urbanos mais sustentáveis.

Cerca de 50 % do volume de negócios da JCDecaux encontra-se atualmente alinhado com a taxonomia verde europeia, confirmando o caráter estruturalmente sustentável do seu modelo de negócio, assente na prestação de serviços úteis às cidades, aos cidadãos e aos viajantes.

reconhecimento internacional

A CEO do CDP, Sherry Madera, sublinhou que as empresas classificadas com “A” demonstram que a ambição ambiental pode caminhar a par do desempenho económico, destacando o papel dos dados de elevada qualidade na tomada de decisões estratégicas que asseguram competitividade a longo prazo.

Por sua vez, Jean-Charles Decaux, co-director-geral da JCDecaux, afirmou que esta distinção internacional confirma a robustez dos compromissos climáticos do Grupo, a solidez da Estratégia ESG 2030 e a eficácia das ações implementadas globalmente para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. O responsável reforçou ainda o empenho da empresa em alinhar o seu percurso com as melhores práticas internacionais, a Taxonomia Verde Europeia e o novo quadro de transparência introduzido pela CSRD.

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.