Home » Desporto » Ciclismo » Duelo de Gigantes este fim de semana no Critérium Dauphiné
Duelo de Gigantes este fim de semana no Critérium Dauphiné

Duelo de Gigantes este fim de semana no Critérium Dauphiné

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

O Critérium du Dauphiné 2025, que marca a velocidade cruzeiro da temporada ciclistica, vai para a estrada este domingo, 8 de junho, com um cenário não podia ser mais empolgante: Tadej Pogačar, Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel – os três colossos que dominaram o pódio da Volta a França 2024 – voltam a medir forças nesta corrida mítica que serve de ensaio geral para o Tour.

Com transmissão em direto no Eurosport e Max, a 77.ª edição da prova francesa promete espetáculo do primeiro ao último quilómetro, atravessando montanhas, vales e desafios que vão testar a forma e a ambição dos principais candidatos à camisola amarela de julho. O percurso abrange 1.201,9 quilómetros, com sete etapas de estrada e um contrarrelógio.

Tadej Pogačar chega embalado com importantes triunfos esta época na Volta aos Emirados Árabes Unidos, Strade Bianche, Através da Flandres, Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège, e a motivação de quem já conquistou tudo…mas quer mais. Jonas Vingegaard, que venceu o Dauphiné em 2023, quer provar que está recuperado e pronto para reconquistar Paris, apesar de uma prestação mais discreta esta temporada na qual venceu a Volta ao Algarve e uma etapa na Paris-Nice, prova onde sofreu uma concussão cerebral após uma queda. Já Remco Evenepoel, que iniciou a competição mais tarde com um triunfo em abril na Flèche Brabançonne, um pódio na Amstel Gold Race, e o 5ª lugar na classificação geral da Volta à Romandia, em maio, está decidido a mostrar que tem pedalada para conquistar a camisola amarela em França.

A estes nomes juntam-se ainda corredores em excelente forma como Carlos Rodríguez, Mattias Skjelmose, Santiago Buitrago, Florian Lipowitz e Enric Mas, todos prontos para aproveitar qualquer brecha dos favoritos. Ruben Guerreiro e Nelson Oliveira da Movistar são os únicos portugueses na lista de pré-inscritos para o Critérium du Dauphiné 2025.

Esta edição do Critérium du Dauphiné mistura etapas traiçoeiras com finais explosivos, um contrarrelógio individual de 17,4 km e três dias finais absolutamente decisivos nas altas montanhas dos Alpes. A luta pela geral só deverá ficar decidida mesmo na derradeira etapa, com chegada ao desafiante Plateau du Mont-Cenis.

O Critérium du Dauphiné promete ser uma verdadeira antevisão da Volta a França e uma grande batalha nas duas rodas. Emoção não vai faltar nesta prova de muita montanha que pode seguir diariamente em direto no Eurosport e na Max de 8 a 15 de junho.

ETAPAS

Etapa 1 – 8 de junho: Domérat – Montluçon, 189,2 km
Etapa 2 – 9 de junho: Premilhat – Issoire, 204,6km
Etapa 3 – 10 de junho: Brioude – Charantonnay 202,8 km
Etapa 4 – 11 de junho: Charmes-sur-Rhône – Saint-Peéray 17,7 km (ITT)
Etapa 5 – 12 de junho: Saint-Priest – Mâcon 182,6 km
Etapa 6 – 13 de junho: Valserhône – Combloux 139,1 km
Etapa 7 – 14 de junho: Grand-Aigueblanche – Valmeinier 1800 132,1km
Etapa 8 – 15 de junho: Val-D’Arc – Plateau du Mont-Cenis 133,8km

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.