Tempo de leitura estimado: 4 minutos
Reforçar as Iniciativas Sustentáveis em Toda a Cadeia de Valor — desde as Matérias-Primas até à Reciclagem
— A Bridgestone Corporation, patrocinadora principal da mais prestigiada corrida de carros solares a nível mundial — o Bridgestone World Solar Challenge 2025 (BWSC)*1, realizado na Austrália de 24 a 31 de agosto — forneceu pneus equipados com a tecnologia ENLITEN®*2, compostos por mais de 65% de materiais reciclados e renováveis*3. Esta foi a primeira vez que a Bridgestone aplicou negro de fumo recuperado e aço reciclado — desenvolvidos e produzidos em co-criação com parceiros — em pneus para o BWSC. Para além de reduzir o número de pneus utilizados durante o evento, a empresa implementou logística de baixo carbono e promoveu a reciclagem pós-uso. Assim, a Bridgestone reforçou os seus esforços de sustentabilidade em toda a cadeia de valor dos pneus do BWSC. Importa destacar que as equipas equipadas com pneus com tecnologia ENLITEN conquistaram a vitória tanto na classe Challenger como na classe Cruiser.
- Matérias-Primas e abastecimento: aumento da proporção de materiais reciclados e renováveis para mais de 65%, através de co-criação com parceiros
① Negro de Fumo Recuperado
Em parceria com a ENEOS Corporation, a Bridgestone avançou no desenvolvimento de tecnologia de pirólise de alta precisão para recuperar materiais como negro de fumo a partir de pneus em fim de vida. Pela primeira vez, o negro de fumo recuperado produzido no Bridgestone Innovation Park (Cidade de Kodaira, Tóquio) foi utilizado nos pneus do BWSC*4*5.
② Aço Reciclado
A Bridgestone utilizou pneus em fim de vida recolhidos no Bridgestone Tire Recycle Center Osaka Corporation para produzir aço reciclado em fornos elétricos da Sanyo Special Steel Co., Ltd. Esse aço foi posteriormente laminado e tratado termicamente pela Nippon Steel Corporation, transformando-se em fio de reforço (material de reforço de pneus), adotado pela primeira vez nos pneus do BWSC.
- Desenvolvimento: fornecimento de pneus com tecnologia ENLITEN
Através da adoção da tecnologia ENLITEN, base do design de produtos da Bridgestone, a empresa avançou na redução do impacto ambiental e entregou pneus personalizados para responder aos requisitos específicos dos carros solares: baixa resistência ao rolamento, construção leve e maior resistência ao desgaste. Estes pneus ajudaram a maximizar o desempenho dos veículos nas condições extremas do BWSC, contribuindo para uma condução segura e fiável, ao longo de aproximadamente 3.000 km.
Além disso, a Bridgestone incorporou Twaron Next®*6, um novo material de aramida com conteúdo circular desenvolvido pela Teijin Aramid, reforçando ainda mais o desempenho ambiental dos seus produtos e contribuindo para a sustentabilidade.
- Produção & Logística: transporte de baixo carbono
A Bridgestone recorreu à solução GoGreen Plus da DHL para o transporte dos pneus do BWSC. Ao utilizar combustível marítimo sustentável, conseguiu reduzir até 85% das emissões de CO₂ ao longo de todo o ciclo de vida do combustível — desde a produção, transporte e armazenamento até ao consumo a bordo (Well-to-Wake) —, alcançando assim um transporte de baixo carbono. - Redução do número de pneus usados no BWSC
A maior resistência ao desgaste dos pneus ENLITEN® permitiu prolongar a quilometragem, reduzindo o número de pneus fornecidos por equipa de 24 para 16. - Reciclagem: promover a reciclagem de pneus em fim de vida
Em co-criação com a empresa australiana RubberGem, está previsto que os pneus em fim de vida sejam reciclados para se transformarem em novos pavimentos de borracha de alta qualidade para explorações agrícolas em todo o mundo.