Tempo de leitura estimado: 3 minutos
A quarta edição do Act in Synch realiza-se pela primeira vez em Portugal nos dias 27 e 28 de março no Museu do Côa em Vila Nova de Foz Côa. O encontro reúne artistas, profissionais da indústria musical, investigadores e agentes culturais para refletir sobre o papel da criatividade num futuro mais sustentável. Este evento destaca-se como o Act in Synch debate música cultura e sustentabilidade em Portugal, reunindo diversas perspectivas para enriquecer a discussão.
Sob o tema “Rewilding the Music Culture”, o evento propõe um espaço de encontro e reflexão sobre a relação entre música, audiovisual, tecnologia, sociedade e ambiente. O objetivo é explorar de que forma as indústrias criativas podem contribuir para a ação climática e para novas formas de colaboração cultural. Além disso, o Act in Synch debate música cultura e sustentabilidade em Portugal ao incentivar essa reflexão.
O epicentro do evento será o Museu do Côa. Situado numa região classificada como Património Mundial pela UNESCO, o Vale do Côa preserva arte rupestre com mais de 25 mil anos. Assim, o Act in Synch debate música cultura e sustentabilidade em Portugal, tornando o local um símbolo perfeito para revisitar criatividade, cultura e futuro.
O programa inclui conferências, conversas e workshops que abordam temas centrais para o presente e o futuro da música e da cultura. Por exemplo, o Act in Synch debate música cultura e sustentabilidade em Portugal em todos esses momentos do programa.
Entre os temas em destaque está o impacto das novas tecnologias e da inteligência artificial na criação e distribuição musical. Além disso, será debatida a relação entre música, cinema, televisão e media.
O encontro abordará ainda o papel das políticas públicas e da cultura na transformação social. Por outro lado, será analisada a ligação entre música, ambiente e desafios globais.
O Act in Synch integra o projeto europeu Europe in Synch, coordenado pela AMAEI — Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes. A iniciativa é cofinanciada pelo programa Europa Criativa da União Europeia e pela DGArtes.
Nas edições anteriores, realizadas em cidades como Berlim, Atenas e Milão, o evento reuniu artistas, especialistas e organizações internacionais que trabalham na intersecção entre cultura, inovação e sustentabilidade.
nn
Leia também:
- Carlos Mendes celebra 60 anos de carreira com a coletânea definitiva “Arquitecto de Sons – 60 Anos de Canções”
- NOS Studios aposta em thrillers e grandes estreias em março
- Belle Dame regressam a Portugal para dois concertos em fevereiro
Artigos Relacionados





