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O Politécnico de Setúbal (IPS) voltou a ser distinguido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), renovando o galardão EcoCampus e recebendo, pelo sétimo ano consecutivo, a Bandeira Verde Eco-Escolas atribuída às suas cinco escolas. As distinções foram entregues na cerimónia Eco-Escolas do Ensino Superior e Eco-Campus 2025, realizada no Politécnico de Tomar.
IPS entre as instituições de ensino superior destacadas pela sustentabilidade
O reconhecimento resulta das boas práticas ambientais desenvolvidas ao longo do ano letivo 2024/2025, envolvendo estudantes, docentes, funcionários e parceiros locais. O IPS mantém assim o estatuto de referência nacional em sustentabilidade, sendo um dos primeiros “eco-politécnicos” do País.
A renovação do galardão EcoCampus reforça o compromisso da instituição com a melhoria contínua da gestão ambiental dos seus campi em Setúbal e no Barreiro, alinhado com os princípios do programa Eco-Escolas.
Ações ambientais de destaque no ano letivo 2024/2025
Entre as iniciativas mais relevantes desenvolvidas no período analisado, o IPS destaca:
– implementação contínua de um pequeno bosque mediterrânico no campus de Setúbal, contribuindo para a biodiversidade local;
– ações de limpeza de praias nos concelhos de Setúbal e do Barreiro;
– realização da II Semana da Sustentabilidade;
– promoção de conferências nacionais e internacionais dedicadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Estas ações reforçam o trabalho consistente da instituição na integração de práticas ambientais responsáveis no seu modelo de funcionamento académico e comunitário.
Compromisso contínuo com a educação ambiental
Paralelamente, o Conselho Eco-Escolas do IPS dá seguimento a diversas iniciativas nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e hábitos de vida saudável. O objectivo comum passa por promover mudanças de comportamento que melhorem o desempenho ambiental dentro e fora da instituição.
Com esta renovação de galardões, o Politécnico de Setúbal reafirma o seu papel como agente activo na promoção da sustentabilidade e na sensibilização da comunidade académica para práticas ambientais responsáveis.
Publicado pelo iPressJournal.pt
