Tempo de leitura estimado: 3 minutos
O estudo anual da BlackFriday.pt revela que os consumidores portugueses vão gastar, em média, 385 euros durante a Black Friday de 2025 — um aumento de 19% face a 2024, quando o valor médio se situava nos 311 euros. A tendência confirma o regresso de um consumo mais expressivo, mas também mais prudente, seletivo e informado.
Apesar do aumento do orçamento, os dados mostram que os portugueses estão mais críticos e racionais nas decisões de compra. As intenções diminuíram em quase todas as categorias, especialmente na Moda (de 58% para 54%) e nos Eletrodomésticos (de 37% para 33%), segmentos tradicionalmente mais fortes. A única exceção é a categoria de Brinquedos, que sobe de 12% para 14%, refletindo uma antecipação das compras de Natal.
O estudo indica ainda uma forte concentração das compras na Black Week (38,4%), que ganha terreno face ao conceito de “Black November”, cuja relevância caiu 12%. O dia oficial da Black Friday mantém-se estável, representando 20% das intenções de compra.
Segundo Jérôme Amoudruz, CEO da BlackFriday.pt, “o consumidor português está mais informado e exigente. A perceção de promoções pouco reais leva a uma escolha mais criteriosa, o que se traduz num aumento do valor médio gasto, mas também numa redução das compras por impulso”.
A esmagadora maioria das compras continua a ser feita em Portugal (98%), com 36% dos consumidores abertos a comprar no estrangeiro, sobretudo em lojas físicas (24%).
Nos canais de comunicação, o e-mail reforça o seu papel como principal fonte de informação (62,7%), enquanto os sites de e-commerce descem para 17,2% e o WhatsApp se mantém estável (19,1%). O Facebook perde influência, com menos quatro pontos percentuais face a 2024.
Outra tendência em destaque é o uso crescente da Inteligência Artificial (IA): 44,6% dos consumidores recorrem a ferramentas de IA para comparar preços, esclarecer dúvidas e pesquisar produtos, embora 41% mantenham uma confiança moderada nestas soluções.
Para Amoudruz, “a IA começa a transformar o processo de compra — as marcas terão de adaptar a sua comunicação e presença digital a este novo consumidor, mais exigente e tecnicamente preparado”.
Apesar de uma ligeira descida nas perceções positivas sobre o evento (73,6%, menos 4%) e de um aumento nas opiniões negativas (mais 4%), sobretudo devido à perceção de “falsas promoções”, a Black Friday continua a ser amplamente bem-vista pela maioria dos consumidores nacionais.
O estudo foi realizado entre 30 de outubro e 4 de novembro de 2025, junto de 606 participantes residentes em Portugal, com idades entre 18 e 74 anos, representativos da população portuguesa.
Sobre a BlackFriday.pt
A BlackFriday.pt é uma startup internacional, com sede na Suíça e escritório em Aveiro, dedicada à divulgação de promoções da Black Friday e Cyber Monday em Portugal e noutros países europeus. Fundada por Jérôme Amoudruz, a plataforma tem como objetivo apoiar e desenvolver o comércio nacional, tanto físico como online, ao reunir num único espaço digital as principais ofertas e campanhas efémeras dos retalhistas participantes.
Com uma equipa especializada em comércio eletrónico e meios digitais, a BlackFriday.pt tornou-se uma referência para consumidores informados que procuram qualidade e preço justo durante o maior evento de compras do ano.

