Home » Ciência & Tecno » Ciência » Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa celebra legado de Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa celebra legado de Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) assinala, no próximo dia 24 de outubro, o século e meio do legado científico de Egas Moniz, com a conferência “Egas Moniz – Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina”, que decorrerá na Aula Magna da instituição.

O evento integra o programa das Comemorações do Bicentenário da FMUL e reunirá especialistas nacionais e internacionais para revisitar a obra do médico e cientista português — o primeiro, e até hoje o único, português distinguido com o Prémio Nobel da Medicina.

“A história e a herança científica da nossa faculdade estão profundamente ligadas à figura de Egas Moniz, cuja contribuição para a medicina e para o ensino continua a inspirar gerações. Esta conferência é uma oportunidade de reflexão sobre o seu trabalho”, sublinha João Eurico da Fonseca, diretor da FMUL.

O programa inclui mesas-redondas e intervenções temáticas que abordarão várias dimensões da vida e obra de Egas Moniz, com destaque para:

  • Egas Moniz – Médico, Professor, Político e Escritor

  • Egas Moniz e a Escola Portuguesa da Angiografia

  • A história da descoberta da angiografia

  • Leucotomia: os lobos frontais e a psicocirurgia

  • O desenvolvimento da Leucotomia e o Prémio Nobel

Entre os oradores confirmados estão Michel Thiebaut de Schotten (Universidade de Bordéus, França), Joachim Krauss (Faculdade de Medicina de Hannover, Alemanha), Albino Maia e Marcelo Mendonça (Fundação Champalimaud) e Begona Cattoni (Serviço de Neurocirurgia da ULS Santa Maria), entre outros especialistas em neurociência e história da medicina.

Egas Moniz (1874–1955) foi médico, neurologista, cientista, professor catedrático e político, autor de descobertas decisivas como a angiografia cerebral e a leucotomia pré-frontal, contributos que lhe valeram, em 1949, o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina, partilhado com Walter Rudolf Hess. A sua obra marcou de forma indelével a neurologia e a neurocirurgia mundiais.

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.