Tempo de leitura estimado: 3 minutos
O Coliseu Porto Ageas abre as portas no dia 18 de setembro, às 19h00, ao evento final do projeto europeu PREMIERE, onde as artes performativas, a tecnologia digital e investigação se cruzam para criar novos mundos para a cultura.
“PREMIERE Live: Mostra de Artes Performativas, Tecnologia & Experimentação” é de entrada livre (o registo prévio deve ser feito através do link https://mailchi.mp/fb587b025d67/siphebaf09) e o público é convidado a assistir em primeira mão às soluções tecnológicas desenvolvidas pelos 12 parceiros culturais e tecnológicos de Portugal, Espanha, França, Chipre, Grécia e Holanda, ao longo de três anos de trabalho em rede.
Uma oportunidade única para assistir a performances e instalações inovadoras, e conhecer todas as ferramentas desenvolvidas no âmbito do PREMIERE, numa experiência imersiva e singular, que permite descobrir novas possibilidades para a criação, preservação e acessibilidade das artes performativas.
O programa inclui:
- Performance: “Re-embodied Machine”: uma performance transdisciplinar que traduz dança em música e luz, apresentada pelo Instituto Stocos, de Espanha.
- Performance imersiva e instalação interativa: “Intuition Machine”, apresentada pelo International Choreographic Arts Centre ICK Dans Amsterdam, da Holanda.
- Sessões experimentais: “VR Theater”: uma experimentação teatral apresentada pela Universidade das Artes de Amesterdão (AHK), em colaboração com a encenadora e marionetista Ulrike Quade.
- Exibição do Documentário PREMIERE, produzido pela companhia artística grega ARGO, e Archive Desk para artes performativas – apresentado pelo Centro de Investigação Athena.
- Experiências multissensoriais e interativas: público e artistas são convidados a participar em sessões de mediação e explicação dos arquivos multidimensionais, e a descobrir como o património cultural pode ser preservado e acessível através da tecnologia.
Em 2022, o programa Horizonte Europa da Comissão Europeia aprovou, com a pontuação máxima, o projeto “PREMIERE – Performing arts in a new era: AI and XR tools for better understanding, preservation, enjoyment and accessibility”. O consórcio, coordenado pela instituição grega Athena (Centro de Investigação e Inovação em Tecnologias da Informação), reúne 12 estruturas como tecnológicas e artísticas.
A participação portuguesa partiu do Coliseu, que por sua vez trouxe a bordo mais três entidades nacionais: a Medidata, parceiro tecnológico, o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e o Forum Dança, captando um milhão de euros para Portugal.
Nos últimos três anos, PREMIERE reuniu investigadores e artistas para explorar como as tecnologias de Inteligência Artificial (AI) e Realidade Estendida (XR) podem apoiar todo o ciclo criativo das artes performativas: criação, streaming, arquivo e estudo. Um conjunto de ferramentas inovadoras para consulta de arquivos, streaming de performances, partilha de conhecimento e cocriação artística são os resultados deste projeto, que agora se apresentam e disponibilizam para utilização.
No centro deste trabalho está o Teatro Virtual 3D: um espaço digital partilhado que reúne todas estas ferramentas, e que permite não só a transmissão XR de performances como oferece também uma ferramenta interativa de visualização e consulta de espetáculos passados – incluindo informação de movimento, som e diálogos – num ambiente tridimensional, destacando também a utilização do AI Toolbox para criação coreográfica.
Teaser – https://www.youtube.com/watch?v=V6Al3fXnFeQ