Home » Ciência & Tecno » Tecnologia » A TVI e a NOS testaram a 5G Stand Alone na S. Silvestre do Porto
A TVI e a NOS testaram a 5G Stand Alone na S. Silvestre do Porto

A TVI e a NOS testaram a 5G Stand Alone na S. Silvestre do Porto

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

A nova tecnologia 5G Stand Alone, foi o suporte de uma emissão televisiva muito especial e imersiva, realizada durante a tradicional Corrida de São Silvestre, que se realizou no domingo na cidade do Porto.

A TVI e a NOS realizaram ontem a primeira transmissão televisiva em Portugal, utilizando a tecnologia 5G Stand Alone. A corrida foi transmitida do ponto de vista de um dos participantes, usando um smartphone que fez as vezes de bodycam, para que os espetadores pudessem ficar com uma perspetiva mais realista e diferente do que é correr nesta prova natalícia.

A corrida de São Silvestre foi transmitida integralmente pelo canal V+TVI, mas a emissão tradicional foi intercalada com três novas perspetivas que emitidas em tempo real, através de 5G+, sem necessidade de cabos ou equipamentos extra:

Um smartphone colocado num dos participantes deu aos espetadores a perspetiva de dentro da corrida, tendo as imagens captadas por este corredor sido integradas em direto na emissão;

Uma mota equipada com uma câmara, ligada ao estúdio por 5G, acompanhou os participantes ao longo da prova, garantindo uma transmissão sem falhas e em tempo real;

O repórter 5G+ realizou entrevistas para complementar a emissão;

Para garantir que a qualidade da transmissão era assegurada durante todo o tempo, foi utilizada a funcionalidade de network slicing, apenas possível graças ao 5G+ da NOS e à intervenção da Ericsson, parceiro tecnológico da NOS e responsável pela definição desta solução na rede de acesso.

O network slicing permite a criação de “slices” (fatias) de rede dedicadas a use cases específicos, cada uma otimizada para diferentes tipos de serviços ou aplicações, garantindo sempre a melhor experiência de rede e minimizando o impacto dos outros utilizadores da rede móvel. Assim, mesmo com todas as mensagens e vídeos partilhados durante a corrida, a qualidade da transmissão em direto nunca ficou comprometida, uma vez que tinha um serviço – ou fatia de rede – independente, garantindo isolamento, velocidade e latência baixa.

Para além da parceria com a Ericsson, a realização desta ação inédita contou com o contributo da TVU, empresa americana que desenvolve produtos para a indústria de transmissão de televisão digital.

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.