Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Luís Montenegro e Pedro Sánchez, Chefes dos Governos de Portugal e Espanha, foram recebidos na Câmara Municipal de Faro, por ocasião da 35.ª Cimeira Luso-Espanhola, durante a qual, Rogério Bacalhau, o Presidente da Câmara Municipal, ofereceu as Chaves de Honra da Cidade, aos dois governantes.

A cerimónia decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho de Faro. Na abertura da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de começou por destacar “a honra de receber em Faro os Chefes de Governo de Portugal e de Espanha”, que “a partir de agora, ficam de forma indelével e permanente, vinculados à nossa cidade”.
“Mas é ainda um maior motivo de orgulho que Faro tenha sido a cidade escolhida para, no atual e complexo contexto geopolítico, acolher uma cimeira ibérica que permitirá reforçar as históricas relações bilaterais entre Portugal e Espanha e ajudar a dar respostas conjuntas aos muitos desafios que temos pela frente e, dessa forma, afirmar a coesão territorial entre os nossos países e contribuir para o reforço da unidade da União Europeia”, afirmou Rogério Bacalhau, elencando desafios globais como “as mudanças climáticas, crises migratórias, tensões comerciais, a evolução tecnológica, a inteligência artificial ou o ressurgimento de disputas territoriais ou por recursos naturais”, que “terão de ter respostas cada vez mais colaborativas”.
Após a cerimónia, seguiram-se as várias reuniões ministeriais no Palácio Fialho. Entre os vários acordos assinados pelos governos de Portugal e Espanha no âmbito desta Cimeira Luso-Espanhola, foi anunciado um compromisso de avançar com estudos de fluxos de mobilidade e análises do custo-benefício, para a ligação ferroviária entre Faro e Huelva.

