Home » Municipios » Tecnologia 5G combate isolamento social de idosos em Loulé
Tecnologia 5G combate isolamento social de idosos em Loulé

Tecnologia 5G combate isolamento social de idosos em Loulé

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

A Câmara de Loulé vai monitorizar 160 idosos isolados, do concelho, durante 36 meses, com a ajuda da tecnologia 5G da NOS. A solução em implementação pela NOS, em parceria com a Hope Care, tem um mecanismo de deteção de quedas, de localização, monitorização de sinais vitais e possibilidade de envio de pedido de SOS.

Este projeto social pretende colmatar a situação de maior isolamento social em que algumas pessoas mais frágeis possam viver e aumentar a rapidez e eficácia na assistência a esta população.

Neste momento, a solução já começou a ser implementada nas casas de 12 destas pessoas, mas espera-se que muito brevemente chegue aos 160. A estes foi distribuído uma pulseira que deteta quedas e que, nessa eventualidade, deteta a localização do munícipe e emite um alerta para as autoridades ou para uma equipa de assistência. Este equipamento também monitoriza a temperatura ambiente da casa do idoso, com alertas em caso de frio ou calor excessivos, e permite ao seu utilizador enviar um SOS, caso necessário.

O projeto tem benefícios efetivos para estas pessoas ao possibilitar um acompanhamento personalizado de cada um deles e abre o caminho para uma gestão mais integrada do seu bem-estar. Pretende-se dar-lhes uma maior segurança na sua própria casa e evitar que estas pessoas tenham de recorrer a consultas de urgência ou internamentos no hospital de referência, obrigando a deslocações incómodas, demoradas e que acarretam riscos de saúde por possíveis contaminações em contexto hospitalar.

Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, assinalou: ” Em Loulé, o nosso foco é garantir a qualidade de vida de todos os cidadãos. Por isso, apostamos na inovação para melhorar os nossos serviços e a nossa resposta às necessidades da comunidade, tornando Loulé um concelho mais moderno e bem preparado para o futuro. Através deste programa queremos combater o isolamento e promover a inclusão, contribuindo para que os nossos idosos se possam sentir mais seguros e apoiados.”

Pedro Figueiredo, Diretor Comercial – Administração Pública da NOS, sublinhou: “O 5G é, sem dúvida, um impulsionador de uma maior coesão social, ao permitir uma maior ligação das pessoas entre si, ajudando a combater o isolamento. Por outro lado, numa altura em que, cada vez mais, nos deparamos com desafios associados ao envelhecimento da população, o 5G pode ajudar a alavancar soluções que permitam às pessoas viver com melhor qualidade e melhor saúde, durante mais tempo.”

Este projeto integra-se no Programa Digital Orientado ao Desenvolvimento Económico e Social de interior do Concelho de Loulé, que contempla, ainda, soluções 5G de fomento do turismo, proteção civil e promoção do ensino da população jovem. Este programa pretende contribuir para a maior qualidade de vida e dinamismo económico no concelho, bem como para a consequente atração e retenção de habitantes na região.

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.