Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Está a decorrer, até 25 de outubro, o período de adesão à RedEscolas AntiCorrupção – escolas que inspiram uma cultura de integridade, um programa internacional de literacia anticorrupção que pretende envolver os jovens no combate à corrupção e crimes conexos, promovendo valores de transparência e cidadania participativa.
O programa, dirigido a alunos do 7.º ao 12.º ano, de qualquer tipo de ensino, já foi implementado em 198 escolas de 8 países e 4 continentes, envolvendo diretamente 13.352 alunos e 514 professores. Em Portugal, insere-se na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e nas Aprendizagens Essenciais aprovadas pelo Governo.
A iniciativa da Associação All4Integrity aposta na criação de projetos escolares baseados em narrativas pedagógicas, que estimulam o desenvolvimento de competências relacionadas com a integridade e a participação cívica.
Os interessados podem consultar os documentos de apoio e formalizar a adesão através dos seguintes links:
Fundada em 2021, a All4Integrity é uma associação apartidária, sem fins lucrativos e com Estatuto de Utilidade Pública, que promove a prevenção e combate à corrupção. Em 2023, foi distinguida com o International Anti-Corruption Excellence Award, atribuído pela UNODC – United Nations Office on Drugs & Crime, na categoria Youth Creativity and Engagement.
As escolas que aderirem ao programa juntam-se a uma rede global que procura consolidar uma cultura de integridade junto das novas gerações.