Home » Sociedade » Notícia* » Psicoterapia e intervenção clínica ao longo da vida em debate na Universidade Católica

Psicoterapia e intervenção clínica ao longo da vida em debate na Universidade Católica

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Primeiras Jornadas da Clínica Universitária de Psicologia assinalam 18 anos de atividade e 20 anos da licenciatura em Psicologia.

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) organiza, no próximo dia 10 de Outubro, as Primeiras Jornadas da Clínica Universitária de Psicologia (CUP). Este é um encontro que pretende refletir sobre os desafios da psicoterapia e da intervenção clínica em diferentes etapas da vida. O evento reunirá investigadores, profissionais e estudantes.

O evento decorre no Auditório Carvalho Guerra, no Porto. Celebra simultaneamente os 18 anos da Clínica Universitária de Psicologia e os 20 anos da licenciatura em Psicologia da instituição.

A conferência inaugural será apresentada por Miguel Gonçalves (Universidade do Minho) sob o tema “O que sabemos sobre psicoterapia e para que serve a investigação?”. A sessão será moderada por Pedro Dias (FEP-UCP). O encerramento estará a cargo de Halley Pontes (University of London), especialista em dependências comportamentais. Este abordará “O transtorno de jogo e as suas considerações psicológicas”.


Reflexão sobre o ciclo vital e o papel da Psicologia

Segundo Lurdes Veríssimo, coordenadora da CUP e docente da Faculdade, “a Clínica Universitária de Psicologia tem desempenhado um papel central na prestação de serviços de psicologia à comunidade. Também tem importância na formação de futuros profissionais”.

O programa das jornadas integra três painéis temáticos dedicados à intervenção psicológica em diferentes fases da vida — infância, adultez e envelhecimento. Os painéis abordam temas de relevância social e clínica:

  • Infância e adolescênciaInfertilidade e procriação medicamente assistida, por Maria Raúl Lobo Xavier; Aliança terapêutica com crianças e jovens, por Alexandra Carneiro.

  • AdultezIntervenção breve nos comportamentos autolesivos, por Bárbara César Machado; Articulação entre Psicologia e Justiça, por Catarina Ribeiro.

  • IdososIntervenção clínica com pessoas mais velhas, por António Fonseca.

As comunicações procuram cruzar a prática clínica com a investigação científica, sublinhando a importância da psicologia como ciência aplicada ao bem-estar individual e comunitário.


Um espaço de encontro e partilha

De acordo com Raquel Matos, directora da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP, “as Primeiras Jornadas da Clínica Universitária de Psicologia são uma oportunidade para refletir sobre a prática clínica ao longo da vida e reforçar a ligação entre investigação, ensino e intervenção. Ao mesmo tempo, assinalam o percurso da Faculdade e dão visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Clínica, criando um espaço de encontro entre profissionais, investigadores e estudantes.”

A iniciativa contará ainda com momentos de debate, networking e partilha de experiências, reforçando a articulação entre a prática clínica e a investigação, e destacando o contributo da Psicologia na promoção de comunidades mais saudáveis e resilientes.


Mais informações:
📍 Faculdade de Educação e Psicologia – Universidade Católica Portuguesa, Porto
🔗 Primeiras Jornadas da Clínica Universitária de Psicologia | FEP-UCP

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.