Home » Sociedade » Prémios » European Garden Award 2021 premia os Jardins de Santar
European Garden Award 2021 premia os Jardins de Santar

European Garden Award 2021 premia os Jardins de Santar

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

O Santar Vila Jardim foi distinguido com o European Garden Award 2021, com destaque na revista T Magazine, do The New York Times, premiando o património natural, combinado com o carácter cultural e histórico destes icónicos jardins.

O prémio European Garden Award atribuído pela European Garden Heritage Network (EGHN) e a Schloss Dyck Foundation, selecionou o Santar Vila Jardim como um dos três vencedores na categoria Protection and Development of a Cultural Landscape – Proteção e desenvolvimento de paisagens culturais.

A atribuição deste prémio tem como base critérios como a utilização de métodos inovadores de implementação e gestão, a relevância para o desenvolvimento urbano, sustentabilidade ou envolvimento da comunidade, bem como a elevada qualidade na construção, restauro e manutenção. Note-se que, até à data e em Portugal, o European Garden Awards premiou o Parque de Monserrate (em 2017) e, agora, Santar Vila Jardim.

O paisagista Fernando Caruncho, cujas obras minimalistas evocam a qualidade monumental da land art dos anos 1970, veio “acrescentar uma nota contemporânea para complementar o formal jardim de 400 anos, situado na propriedade ancestral em Santar, integrada na região do Dão, a 90 minutos da cidade do Porto.” A ligação à tradição do vinho desta região é conseguida ainda com a criação de “um pavilhão elevado, em pinho silvestre, com vista para a recém-plantada vinha da Casa das Fidalgas”. Agora acessível a todos os interessados ​​em jardins, viticultura e à aristocracia, este projeto vem recuperar propriedades antigas, numa tentativa de dar nova vida à vila de Santar.

Uma referência a nível mundial, o European Garden Awards não se foca apenas em jardins espetaculares ou com elevados padrões de manutenção, mas sim numa abordagem muito mais vasta, baseada em experiências, conhecimentos e objetivos específicos. O European Garden Awards atribui prémios em três categorias: Best Development of a Historic Park or Garden, Contemporary Park OR Garden e Special Award of the Schloss Dyck Foundation, que premeia um grupo ou iniciativa que apoie a criação ou restauro de um parque ou jardim, ou um evento bem-sucedido de artes em jardins.

Santar é uma maravilhosa e aristocrática vila, situada a 25 minutos de Viseu, bem no coração da Região Demarcada de Vinho do Dão. Surpreendente pelo seu património cultural e pela beleza da sua paisagem marcada pela vinha com a Serra do Caramulo a norte e a Serra da Estrela a definir a linha do horizonte a Sul. Com um coração de granito e edifícios nobres, Santar esconde uma profusão de tanques, fontes e muros. É por trás destes muros que se encontram jardins em terraços.

Um projeto que nasceu em 2013 para quebrar muros, construir pontes, unir vontades e juntar jardins, que poderão ser visitados pelo grande público.

Santar Vila Jardim alberga os jardins senhoriais da Casa dos Condes de Santar e Magalhães, Casa da Magnólia, Misericórdia, Linhares, Casa Ibérico Nogueira, Casa do Miradouro, Paço dos Cunhas e Casa das Fidalgas.

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.