Tempo de leitura estimado: 4 minutos
A casa de banho está a deixar de ser apenas um espaço de higiene para se afirmar como um verdadeiro refúgio de bem-estar. Segundo um estudo da Roca Portugal, 15% dos portugueses afirma recorrer a este espaço para relaxar, desligar do quotidiano e cuidar de si.
A casa de banho, tradicionalmente associada à higiene e à funcionalidade, está a ganhar um novo estatuto: o de espaço dedicado ao autocuidado e ao bem-estar. Embora a rotina diária continue a ditar a forma como este espaço é utilizado, começa a emergir uma nova perceção em que a casa de banho está a deixar de ser apenas um local de passagem para se afirmar como um refúgio de tranquilidade.
De acordo com o estudo encomendado pela Roca Portugal à GfK, a rapidez e a funcionalidade continuam a marcar o quotidiano da maioria. 91% dos inquiridos recorre à casa de banho para a sua rotina básica de higiene e 88% opta apenas por um duche rápido. Ainda assim, há cada vez mais quem procure desligar-se do ritmo acelerado do dia a dia: 44% afirma preferir um duche mais relaxante.
Quanto ao tempo despendido neste espaço, 57% dos inquiridos passa entre 15 e 30 minutos por dia em cuidados de higiene, 18% entre 30 e 45 minutos, e 20% menos de 15 minutos.
O autocuidado já é também uma prioridade dos inquiridos, com um terço dos portugueses (33%) a reservar alguns minutos do dia para a rotina de skincare, tendência especialmente mais forte entre mulheres. Além disso, começam a surgir algumas práticas que mostram como a casa de banho se está a tornar num centro de bem-estar. 4% dos inquiridos utiliza este espaço para alongamentos suaves, 2% para fazer meditação e outros 2% para fazer aromoterapia.
A perceção da casa de banho enquanto espaço íntimo também está a mudar. Quase um terço dos inquiridos (27%) descreve-a como um espaço íntimo ou até familiar, enquanto 15% reconhece ser um espaço onde se pode refugiar e relaxar. Há ainda 7% dos inquiridos que consideram a casa de banho “um sítio onde posso ler”.
A casa de banho continua a ser um espaço funcional, mas está a evoluir para um ambiente multifuncional, onde a praticidade convive com o relaxamento. Entre duches que convidam a um momento de pausa, rotinas de autocuidado completas que ganham cada vez mais protagonismo e pequenas práticas de relaxamento que começam a ganhar adeptos, este espaço da casa afirma-se, cada vez mais, como um verdadeiro refúgio de serenidade.
A acompanhar esta evolução, a Roca reafirma o seu compromisso em criar soluções para toda a casa de banho que unem design, conforto e inovação, promovendo uma experiência de bem-estar completa no dia a dia de cada pessoa.
Metodologia do estudo:
Estudo encomendado pela Roca Portugal à GfK, realizado a uma amostra representativa da população portuguesa (600 entrevistas), de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 25 e 65 anos, residentes em Portugal Continental. Para assegurar a representatividade, foram aplicadas quotas de género, idade e região. A recolha de informação decorreu online, entre 25 e 31 de julho de 2025.

