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Black Friday 2025: 87% dos portugueses gastará até 300 euros online

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

O Relatório “Black Friday 2025” da Webloyalty revela que 87% dos portugueses prevê gastar até 300 euros online durante a próxima Black Friday, enquanto 13% planeia ultrapassar esse valor. O estudo confirma ainda que 64% dos consumidores afirma que este ano comprará o mesmo ou mais do que em 2024, consolidando o crescimento do comércio eletrónico em Portugal.

De acordo com o relatório, mais de metade dos portugueses (54%) efetuou compras online durante a última Black Friday, sendo que na Região Autónoma dos Açores esse número atingiu 83%. O evento, que decorre de 28 de novembro a 1 de dezembro, continua a ser uma das campanhas comerciais mais aguardadas pelos consumidores portugueses, que aproveitam os descontos para antecipar as compras de Natal.

A Webloyalty, empresa líder em soluções de Retail Media para o setor do eCommerce, destaca que a Black Friday é hoje o momento preferido dos consumidores online para comprar presentes de Natal (44%), tecnologia (40%), moda e acessórios (39%) e perfumaria e beleza (29%).

“Estes dias são marcados no calendário dos consumidores como oportunidades ideais para comprar tudo o que desejam, aproveitando programas de fidelização e subscrição como o Compra e Poupa”, refere Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria & LATAM.


Retail Media impulsiona vendas online

O estudo sublinha ainda que o Retail Media desempenha um papel determinante no crescimento das encomendas online durante a Black Friday e a Cyber Monday.
Com a extensão das campanhas por parte dos retalhistas — muitas vezes durante todo o mês de novembro — e o aumento da personalização da experiência de compra, as marcas conseguem atrair e fidelizar novos clientes.

“A chave está não só em atrair tráfego, mas em reter os consumidores, oferecendo-lhes o que realmente querem no momento certo”, acrescenta Esparza. “As soluções de Retail Media permitem que as marcas impactem os clientes de forma estratégica, obtendo dados valiosos para futuras ações de fidelização.”

A Black Friday e a Cyber Monday assumem-se, assim, como momentos estratégicos de captação e retenção de clientes, num contexto de mercado cada vez mais competitivo e digitalizado.

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