Home » Economia » As marcas que aplicam Machine Marketing aumentam conversões até 20%

As marcas que aplicam Machine Marketing aumentam conversões até 20%

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

A inteligência artificial está a transformar a forma como as marcas comunicam, influenciam e conquistam consumidores. De acordo com o novo relatório Machine Marketing da LLYC, a “Internet do clique” está a dar lugar a um ecossistema onde a interação é mediada por algoritmos capazes de decidir que conteúdos mostrar, que marcas destacar e que respostas oferecer. Neste cenário, as marcas que ajustam as suas estratégias para serem compreendidas por estas máquinas alcançam até mais 20% de conversões.

O relatório revela que mais de 35% das pesquisas globais já são respondidas diretamente por uma IA, sem que o utilizador tenha de aceder a qualquer página. A inteligência artificial tornou-se, assim, um interveniente ativo no processo de influência, com impacto direto nas narrativas e recomendações que chegam ao público.

Um dos dados mais críticos do estudo indica que mais de 70% do esforço atual de visibilidade digital não é processado pelas ferramentas de IA, tornando-se invisível para os algoritmos que mediam a relação entre marcas e consumidores. O desafio, segundo a LLYC, é duplo: continuar a comunicar com pessoas e, em simultâneo, treinar as máquinas para reconhecer e amplificar as marcas de forma correta e fidedigna.

Para Jesús Moradillo, Partner & Europe Marketing Solutions Strategy Head da LLYC, “o marketing tornou-se dual. As marcas têm de construir confiança no plano humano, emocionando e inspirando, mas também no plano algorítmico, sendo compreendidas, citadas e consideradas credíveis pelas inteligências artificiais”. O Machine Marketing, afirma, é a abordagem que prepara as empresas para um futuro em que a relação com as máquinas será parte fundamental da reputação e do negócio.

O relatório conclui que as máquinas já interpretam, aprendem e tomam decisões, tornando inevitável que as marcas compreendam o que comunicam e como estão a treinar estes modelos.

Quatro alavancas do Machine Marketing

O modelo estratégico proposto pela LLYC assenta em quatro linhas de ação:

  1. AI Visibility Activation
    Auditoria da visibilidade algorítmica para avaliar como as IA percecionam uma marca.

  2. Website Visibility
    Desenvolvimento de conteúdos estruturados e otimizados para interpretação por modelos automáticos.

  3. Answer Engine Optimization (AEO)
    Estratégias para posicionar a marca como resposta preferencial dos motores de IA.

  4. Content MAGIA
    Criatividade generativa orientada por especialistas, combinando escala algorítmica com visão humana.

Sobre a LLYC

A LLYC é uma empresa global de Marketing e Corporate Affairs que atua em criatividade, influência e inovação, apoiando clientes na construção e proteção do valor das suas marcas. Fundada em 1995, está presente em vários países da Europa, América Latina, América do Norte e Caraíbas.

A consultora integra o grupo das 35 maiores empresas do setor a nível mundial, segundo os rankings da PRWeek e da PRovoke. Em 2025 foi distinguida como Melhor Consultora na Europa nos PRWeek Global Awards e como Consultora do Ano na América Latina 2023 pela PRovoke.

Publicado pelo iPressJournal.pt

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.