Tempo de leitura estimado: 3 minutos
A Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade de Macau (UM) reforçaram os seus laços de cooperação académica, científica e cultural através de um novo programa de bolsas de investigação e de acordos institucionais que consolidam a parceria histórica entre as duas instituições.
O programa, apoiado pela empresa MGM, prevê a atribuição de bolsas e prémios escolares para estudantes de mestrado e doutoramento nas áreas do Direito, permitindo períodos de investigação cruzada entre alunos da UC e da UM. Este acordo tripartido — UC, UM e MGM — inclui ainda a organização conjunta de eventos académicos, como a conferência “Direito Público: Direito Internacional, Direito Constitucional e Direito Administrativo”, realizada na Universidade de Macau e que reuniu especialistas de vários países de língua portuguesa, incluindo os docentes da Faculdade de Direito da UC Jónatas Machado e António Malheiro de Magalhães.
Parcerias estratégicas e reforço institucional
Durante a visita oficial da comitiva da Universidade de Coimbra, liderada pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, foi também formalizada a adesão da Universidade de Macau à Cátedra UNESCO em Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa, tutelada pela UC e coordenada pelo Professor Walter Rossa, do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Foi igualmente estabelecida uma nova parceria académica com vista à criação de uma base de dados digital conjunta, dedicada à obra de Luís de Camões, que reunirá contributos de investigadores das duas universidades.
Declarações oficiais
Para o Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva, este conjunto de iniciativas representa “um passo determinante no aprofundamento das relações entre Coimbra e Macau”, salientando que o apoio da MGM “garante, nos próximos quatro anos, a mobilidade académica e científica entre estudantes e docentes das duas universidades, reforçando a continuidade do Direito de matriz portuguesa em Macau”.
“O reforço da parceria na área do património cultural, através da Cátedra UNESCO, mostra também o compromisso da Universidade de Coimbra e da Universidade de Macau com os valores da cooperação internacional e com a promoção do diálogo intercultural”, acrescentou.
Uma cooperação de longa duração
A missão da comitiva da UC a Macau incluiu ainda um encontro com a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra na Região Administrativa Especial de Macau. A visita termina esta quinta-feira, reforçando um vínculo histórico que remonta a décadas de intercâmbio académico e científico entre Portugal e o território chinês de influência lusófona.