Home » Atualidade » Nacional » Um olhar crítico sobre os rankings em debate na Fundação Serralves

Um olhar crítico sobre os rankings em debate na Fundação Serralves

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

“Alimentar uma causa” é uma parceria entre a Fundação Serralves e a Universidade Católica

Lançar “Um olhar crítico sobre os rankings” é a proposta de Conceição Silva, diretora adjunta da Católica Porto Business School para a nova sessão do Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, que se realizará a 16 de outubro, pelas 18h30, na Biblioteca da Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

“Nesta sessão vou explorar alguns aspetos críticos em torno dos rankings das escolas, bem como partilharei um olhar crítico sobre os rankings em geral – que têm ganho novos contextos e novos públicos, são exemplo os rankings para a felicidade e bem-estar, rankings de corrupção, e até rankings da melhor cidade para se envelhecer,” refere Conceição Silva, docente e investigadora da Católica Porto Business School.
Começaremos pelos rankings das escolas e por uma perspetiva histórica sobre os mesmos. O relatório Coleman, nos EUA, de 1966 marca o momento de viragem em que se fazem pela primeira vez comparações sistemáticas entre alunos frequentando várias escolas. “Não foi gerado nenhum ranking neste relatório, mas a partir dai as análises comparativas surgiram a par do movimento da school effectiveness, ou seja, a escola frequentada pode fazer a diferença,” explica a investigadora. Depois da perspetiva histórica a oradora irá falar sobre a perspetiva utilitarista dos rankings. Ou seja, para que servem os rankings? Que públicos servem e que benefícios retiramos de facto com o facto de classificarmos escolas e publicarmos essas classificações/listas ordenadas? Em terceiro lugar será abordada a perspetiva futura: O modelo dos rankings está esgotado? O que podemos ainda fazer para o melhorar? E a generalização dos rankings a todos os contextos da economia e da sociedade? É desejável? Traz as vantagens? A quem?
A sessão “Um olhar crítico sobre os rankings” integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, que decorre no próximo dia 16 de outubro, às 18h30, na Biblioteca da Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

Mais informações disponíveis em: www.porto.ucp.pt e www.serralves.pt

_________

16 de outubro | 18h30 | Biblioteca da Fundação de Serralves
Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”
“Um olhar crítico sobre os rankings”
Orador: Conceição Silva, diretora adjunta da Católica Porto Business School
Link: Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”: Um olhar crítico sobre os rankings, com Conceição Silva | Universidade Católica Portuguesa – Porto

Biografia
Diretora Adjunta da Católica Porto Business School (Research, Innovation, and Sustainability)
Agregada pela Universidade Católica Portuguesa em 2015, Doutorada em Management Science pela Universidade de Aston (UK), em 2004, com tese de doutoramento na área de análise de eficiência através de data envelopment analysis (DEA) com aplicação a agências bancárias. Mestre em Management Science and Operations Research pela universidade de Warwick (UK) com tese em análise de eficiência através de DEA com aplicação a escolas secundárias inglesas. Licenciada em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, Porto. Investigadora nas áreas de análise de eficiência e produtividade aplicada a vários serviços (escolas, banca, retalho, universidades, regulação e saúde) colaborando com a Faculdade de Engenharia do Porto, a Universidade de Aston e com uma consultora inglesa nessa investigação. Vários artigos publicados em revistas internacionais de gestão e economia, bem como vários capítulos de livros. É atualmente Associate Editor do Journal of Productivity Analysis e foi associate editor do Omega entre 2015 e 2018. Investigadora responsável de 3 projetos financiados pela FCT dois dos quais para a construção de sites de benchmarking de escolas (BESP) e Hospitais (HOBE). Professora Catedrática na Católica Porto Business School (CPBS), da UCP desde 2019, presidente do Conselho Científico da CPBS de 2018 a 2020, e Associate Dean for Research e Diretora do CEGE em 2020.

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.