Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Finalista no prémio Future Projects – Health e júri na categoria Best Use of Timber.
O atelier Segmento Urbano marcou presença no World Architecture Festival (WAF) 2025, que decorreu de 12 a 14 de novembro em Miami. Para além de ver o projeto “Echoes of the Void” distinguido como finalista na categoria Future Projects – Health, o atelier integrou também o painel de jurados na categoria Best Use of Timber, contribuindo ativamente para a escolha do vencedor da edição.
“Echoes of the Void” finalista em Future Projects – Health
O projeto “Echoes of the Void” foi selecionado para a shortlist final, composta por apenas sete projetos na categoria Future Projects – Health, apresentando-se ao vivo e a concurso perante os seus pares e jurados do festival. Embora o Segmento Urbano já tivesse sido distinguido, em julho, com o WAFX Award 2025 na categoria Ageing and Health, o vencedor global do WAFX Overall 2025 foi o Regenerative Tree do atelier Japonês NIKKEN SEKKEI LTD da categoria building technology.
Implantado na singular paisagem das Furnas, em São Miguel (Açores), o “Echoes of the Void” foi concebido como um espaço de acolhimento para pessoas em fim de vida. Entre a floresta densa e a lagoa, o edifício proporciona uma experiência sensível ao tempo, que se inspira nas cinco fases do luto: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.
Planos verticais finos, volumes silenciosos, sombras e luz natural que se tornam espaços de presença e definem a identidade do projeto. Não se trata de um centro clínico nem de um templo, mas de uma arquitetura de transição, onde o vazio não é ausência, mas significado.
Contribuição como júri internacional
A presença do Segmento Urbano no WAF 2025 não se limitou à distinção do seu projeto. Maria João Correia, fundadora do atelier, integrou o júri internacional da categoria Best Use of Timber, ao lado de Eckerley O’Callaghan e HCMA Architecture + Design. Nesta categoria, o projeto vencedor foi a Quinta de Adorigo Winery, do atelier Sérgio Rebelo, trazendo mais uma distinção importante para Portugal.
Para Maria João Correia, “esta presença dupla no WAF 2025 representou a afirmação da capacidade criativa da arquitetura nacional, para além das referências mais consagradas de Siza ou Souto Moura. Ser finalista e integrar um júri internacional demonstrou o
reconhecimento da maturidade e relevância do Segmento Urbano no debate contemporâneo da arquitetura.”
A arquiteta sublinhou ainda a importância do prémio WAFX 2025 conquistado anteriormente: “O prémio e a presença no festival reforçaram o nosso posicionamento enquanto atelier atento às questões contemporâneas, capaz de cruzar inovação formal, sensibilidade poética e responsabilidade social.”
Sobre o Segmento Urbano
O Segmento Urbano é uma empresa portuguesa de arquitetura, engenharia e construção fundada em 2006, que se distingue por uma abordagem humana e integrada — da conceção à execução — unindo tecnologia, sustentabilidade e formação de pessoas.
O Build Lab™️ faz parte do ecossistema de inovação do Segmento Urbano, que inclui também o LandStaging™️.
https://www.segmentourbano.com, Instagram, Facebook e LinkedIn.

