Tempo de leitura estimado: 3 minutos
O Prémio Armando Fernandes, criado em 2024, regressa para uma 2ª edição no próximo dia 16 de outubro, na Feira Nacional de Gastronomia Santarém, para premiar uma personalidade ou instituição que se têm destacado pelo seu contributo para a valorização e crescimento da gastronomia portuguesa. Trata-se de uma homenagem ao bragançano, tornado escalabitano, o historiador Armando Fernandes.
Organizado pelas Edições do Gosto, pela Feira Nacional de Gastronomia de Santarém, pela Câmara Municipal de Santarém e pela Associação Comercial, Empresarial e Serviços, o prémio nasce em homenagem a Armando Fernandes (1945–2023). Historiador, bibliotecário-arquivista e mestre em Estudos Portugueses, natural de Bragança e radicado em Santarém. Funcionário da Fundação Calouste Gulbenkian durante décadas, coordenou bibliotecas itinerantes em Portugal, São Tomé e Cabo Verde, formando gerações de profissionais. Foi deputado, membro ativo em associações culturais e de biblioteconomia, organizador de congressos e exposições, cronista gastronómico e autor de projetos nas áreas da leitura pública, turismo cultural e gastronomia. Ao longo da sua vida, recebeu diversas distinções de mérito cultural e municipal.
“Este prémio trata-se de uma homenagem ao homem Armando Fernandes e à sua obra. É uma invocação da figura, o seu estilo, a sua profundidade na análise, com vista a destacar outras figuras que trabalham em prol da gastronomia em Portugal”, sublinha Paulo Amado, presidente do júri e diretor das Edições do Gosto.
Na sua edição inaugural, em 2024, a distinção foi atribuída a Alexandra Prado Coelho, jornalista do jornal Público desde 1990. Com uma carreira marcada pelo jornalismo internacional e cultural, dedica-se desde 2011 à área da alimentação, onde se tornou uma das principais referências nacionais. Do campo à mesa, das novas tendências às questões de saúde, tem-se destacado pela reportagem e entrevista, consolidando-se como uma das vozes mais reconhecidas do jornalismo gastronómico em Portugal.
O júri de 2025 será composto por figuras de relevo na gastronomia portuguesa, selecionadas pela sua área de atuação, geografia e diversidade geracional. Este ano, juntam-se a Paulo Amado, as jornalistas Cláudia Lima de Carvalho e Alexandra Prado Coelho, a investigadora Olga Cavaleiro e o chefe escalabitano Rodrigo Castelo.
O Prémio Armando Fernandes é organizado pelas Edições do Gosto, pela Câmara Municipal de Santarém, pela Feira Nacional de Gastronomia e pela ACES – Associação Comercial, Empresarial e Serviços de Santarém.