Home » Cultura » Palácio Nacional de Sintra adquire novas peças que ilustram episódios pouco conhecidos da sua história

Palácio Nacional de Sintra adquire novas peças que ilustram episódios pouco conhecidos da sua história

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

O Palácio Nacional de Sintra reforça o seu acervo com três novas peças de elevado valor histórico e artístico: uma rara cruz-relicário produzida no Japão no final do século XVI, uma escultura portuguesa das Santas Mães e uma capa de secretária pertencente à rainha D. Maria Pia. As obras serão apresentadas a 12 de novembro, às 18h00, na Sala das Pegas, com a presença de especialistas convidados.

A cruz-relicário Namban, de finais do século XVI, é uma das oito conhecidas no mundo e foi produzida no Japão para uso cristão. A peça evoca o encontro entre Portugal e o Japão, simbolizando o diálogo intercultural da época e remetendo para a receção da primeira embaixada nipónica em Sintra, em 1584. Será apresentada por Alexandra Curvelo, diretora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

A escultura em pedra de Ançã das Santas Mães, datada dos séculos XV/XVI, representa Santa Ana, a Virgem Maria e o Menino, refletindo a espiritualidade e a educação cristã das damas da corte no final da Idade Média. O enquadramento histórico e artístico será feito por Maria João Vilhena, conservadora do Museu Nacional de Arte Antiga.

A terceira peça, uma capa de secretária em pele verde com aplicações em prata e monograma real, pertenceu à rainha D. Maria Pia e será apresentada por Teresa Maranhas, conservadora do Palácio Nacional da Ajuda. A obra ilustra o requinte e o gosto francês da última monarca a residir no Palácio.

Segundo João Sousa Rego, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, estas aquisições “reforçam a autenticidade da experiência de visita e revelam a multiplicidade de vivências que marcaram a história do Palácio Nacional de Sintra”. O investimento total ascende a cerca de cem mil euros.

O evento “Novas Peças – Acervo do Palácio Nacional de Sintra” integra a estratégia da Parques de Sintra para valorizar o património sob sua gestão, que inclui o Palácio Nacional da Pena, o Palácio de Queluz, o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos, entre outros. A empresa, detentora de doze World Travel Awards consecutivos, é responsável pela preservação da Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Mais informações:
www.parquesdesintra.pt
Imagens para download: aqui

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.