Tempo de leitura estimado: 3 minutos
O sommelier dinamarquês Ketil Sauer foi o grande vencedor da primeira edição do Master of Port Scandinavia, realizada nos dias 19 e 20 de outubro, em Copenhaga. O título, acompanhado da prestigiada Silver Goblet (Taça de Prata), distingue o seu “profundo conhecimento de vinho do Porto, as excecionais competências de sommellerie e a excelência de serviço”, destacando-o entre os finalistas de uma competição de elevado nível técnico.
A final reuniu cinco profissionais de referência da Escandinávia — Heine Egelund (Dinamarca), Ketil Sauer (Dinamarca), Aleksander Iversen (Noruega), Saara Alander (Finlândia) e Peter Hansen (Islândia). Após duas intensas jornadas de provas teóricas e práticas, o 2.º lugar foi atribuído a Aleksander Iversen e o 3.º a Peter Hansen, confirmando a excelência global dos participantes.
O júri integrou personalidades de renome internacional, entre as quais Raimonds Tomsons, atual Melhor Sommelier do Mundo, que aceitou o convite do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP), conferindo ao concurso um nível de exigência e rigor técnico de destaque.
O evento decorreu perante lotação esgotada no Hotel d’Angleterre, em Copenhaga, onde o público assistiu a provas de serviço ao vivo e exercícios de prova comentada. O programa incluiu ainda um seminário de degustação de vinho do Porto e encerrou com um jantar volante, momento em que foi anunciado o vencedor num ambiente de celebração e reconhecimento.
Organizado pelo IVDP, IP, o Master of Port Scandinavia nasceu com o propósito de valorizar a excelência do vinho do Porto e reforçar a sua presença junto dos profissionais e líderes de opinião nos mercados escandinavos.
Em 2025, ano em que se assinalam 269 anos da criação da Região Demarcada do Douro, esta primeira edição foi concluída com sucesso, fruto da colaboração com as associações locais de sommeliers da Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia.
“O IVDP está comprometido com a educação e a excelência no serviço de vinhos. O Master of Port Scandinavia é uma iniciativa essencial para aprofundar a ligação entre o vinho do Porto e os principais profissionais da Escandinávia”, afirmou Gilberto Igrejas, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P.
Sobre o IVDP, IP
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) tem por missão promover o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Porto e do Douro, protegendo as denominações de origem Douro e Porto e a indicação geográfica Duriense. Com uma estratégia centrada na valorização do terroir, autenticidade e sustentabilidade, o IVDP reforça o prestígio internacional dos vinhos da região, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a afirmação global do Douro.

