Home » Ciência & Tecno » Ciência » Dispositivo para monitorizar retenção urinária vence Cantanhede Innovation Days 2025

Dispositivo para monitorizar retenção urinária vence Cantanhede Innovation Days 2025

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

O UriTrack, um dispositivo inovador para monitorizar alterações na bexiga e prevenir situações de retenção urinária, foi o grande vencedor do Cantanhede Innovation Days 2025 (i-Days). O projeto foi desenvolvido pelas estudantes Anilza Cynthia Nhanala, Matilde Godinho e Pietra Martinez, no âmbito do programa europeu EIT Health, que desafia equipas universitárias a criar soluções reais para problemas na área da saúde.

A final do concurso decorreu no Biocant (Cantanhede) e premiou o UriTrack pela sua abordagem tecnológica e acessível ao problema da retenção urinária — uma condição comum em doentes com lesões medulares ou patologias da próstata. O dispositivo, de tamanho reduzido e sem bateria, é colocado na parede do urotélio (revestimento da bexiga) e comunica com uma aplicação móvel, permitindo monitorizar em tempo real o volume de urina e eventuais alterações funcionais.

Tecnologia ao serviço da saúde

O UriTrack representa uma inovação com elevado potencial clínico, ao possibilitar o acompanhamento contínuo de doentes em risco de retenção urinária, reduzindo complicações e hospitalizações.

As criadoras do projeto vão receber um prémio de 1.200 euros, composto por bolsas da Basinnov Life Sciences/FHC Group (500 €) e da Critical Software (200 €), e representarão a Universidade de Coimbra na final europeia dos EIT Health Innovation Days, que terá lugar em novembro, em Paris (França).

Uma semana de inovação e empreendedorismo

Durante uma semana, 14 equipas trabalharam intensamente na resolução de desafios propostos por entidades do setor da saúde, enquanto participaram em formações sobre inovação, design thinking, empreendedorismo e pitching. O júri da final foi presidido pela Pró-Reitora da UC para o Empreendedorismo, Gabriela Fernandes, que destacou o impacto e a aplicabilidade do projeto vencedor.

A iniciativa Cantanhede i-Days é organizada pela Universidade de Coimbra, através da Unidade R&D International Networks, em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular, o Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia e a Unidade Local de Saúde de Coimbra (Hospital Arcebispo João Crisóstomo e Hospital Rovisco Pais).

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.uc.pt/go/cantanhedeidays e sobre a iniciativa europeia em eithealth.eu/programmes/i-days.

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.