Tempo de leitura estimado: 2 minutos
A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) acaba de anunciar a abertura das candidaturas para a 4.ª edição do Prémio de Jornalismo na área dos Dispositivos Médicos, que decorrem até 31 de dezembro de 2025.
A iniciativa visa reconhecer e valorizar o trabalho jornalístico que contribua para dar a conhecer o papel dos dispositivos médicos, a sua relevância na prática clínica e os benefícios que oferecem para a saúde e qualidade de vida das pessoas.
O prémio distinguirá o melhor trabalho jornalístico publicado ou difundido em imprensa, rádio, televisão ou internet, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2025, por jornalistas detentores de carteira profissional, em língua portuguesa, e publicado num órgão de comunicação social legalmente constituído em Portugal, de âmbito nacional, regional ou local.
Paralelamente, o concurso inclui a categoria “Estudante”, destinada a alunos do ensino superior de Jornalismo ou Comunicação, que apresentem trabalhos jornalísticos produzidos e publicados em órgãos de comunicação académicos, institucionais ou em plataformas universitárias devidamente reconhecidas.
O júri desta edição é composto por Antonieta Lucas, presidente da Direção da APORMED; João Gonçalves, diretor executivo da APORMED; João Gamelas, diretor clínico da Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental; Mafalda Fateixa, responsável de comunicação e marketing da B. Braun Portugal; Nicole Matias, responsável de comunicação da Fresenius Medical Care; e Andreia Garcia, professora doutorada em Ciências da Comunicação e docente na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.
As candidaturas são admitidas nas categorias “Jornalista” e “Estudante”, sendo que cada candidato pode submeter apenas um trabalho. O Prémio APORMED de Jornalismo será atribuído a um único trabalho vencedor, independentemente da categoria, e contemplará o autor com um cheque no valor de 1.000 euros.
Todos os trabalhos devem ser enviados por e-mail para apormed@apormed.pt, acompanhados de:
-
Cópia da carteira profissional (no caso dos jornalistas);
-
Declaração do órgão de comunicação social que ateste a publicação e respetiva data;
-
Comprovativo de inscrição no curso (no caso dos estudantes).
O regulamento completo pode ser consultado em www.apormed.pt.