Home » Diálise » Falta de prevenção agrava números da doença renal em Portugal

Falta de prevenção agrava números da doença renal em Portugal

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Novo episódio de “Conversa sobre Diálise”

Edgar Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), é o convidado do mais recente episódio do podcast “À Conversa sobre Diálise”. Durante a conversa, o especialista expressou preocupação pelo facto de Portugal ser o país da Europa com a taxa mais elevada de doentes renais crónicos em hemodiálise.

“O envelhecimento da população pode explicar parte destes números, mas o principal problema está no controlo insuficiente de fatores de risco, como a obesidade e a hipertensão arterial, sobretudo nos cuidados de saúde primários. Temos muitos fatores de risco identificados, mas não estamos a agir de forma eficaz na prevenção primária. A missão da SPN é também investigar estas causas e intervir”, afirma Edgar Almeida.

O presidente da SPN lamenta que o último Plano Nacional de Saúde não tenha qualquer referência à doença renal, apesar de esta afetar cerca de 1 em cada 10 portugueses. “Já manifestámos essa preocupação junto das entidades competentes”, acrescenta.

Durante o episódio, revela ainda que a SPN está a trabalhar em parceria com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar para definir uma estratégia nacional de rastreio precoce da doença renal crónica.

O podcast “À conversa sobre Diálise” comemora o 40.º aniversário da ANADIAL e tem como objetivo abordar a evolução do tratamento da doença renal crónica ao longo das últimas quatro décadas. Convida mensalmente um especialista para debater temas relevantes para doentes renais, profissionais de saúde e o público em geral.

O episódio já está disponível nas plataformas YouTube e Spotify.

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.