Home » Atualidade » Nacional » Corrupção e Criminalidade Geral cresceram em 2023
O Governo vai introduzir alterações ao RASI

Corrupção e Criminalidade Geral cresceram em 2023

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Com a divulgação do Relatório Anual de Segurança Interna 2023 (RASI), o Governo anuncia que vai introduzir algumas alterações estratégicas “em linha com o seu programa” para 2024, sem no entanto adiantar a natureza das mesmas.

Dados do RASI 2023, referem o aumento significativo da criminalidade económica e da corrupção (28,8%), da criminalidade geral que atingiu o número mais alto dos últimos anos (8,2%),  e o crescimento dos crimes de tráfico de pessoas e da violência das redes criminosas.

Face ao aumento preocupante de algumas tipologias de crimes, as alterações “estão a ser preparadas e serão integradas na versão final do RASI a aprovar no conselho superior de segurança interna, após o que será entregue na assembleia da República para a respetiva apreciação”, lê-se na nota do MAI.

O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) é um documento da competência do Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, que deve ser apresentado até 31 de Março, no ano seguinte ao que o mesmo reporta.

Este documento, reúne informação proveniente de 25 entidades de áreas ligadas à segurança interna, com destaque para a GNR, PSP, PJ, SEF, SIS, SIED, AT, ASAE, DGRSP, DGPJ e ANEPC.

Segundo o site do Sistema de Segurança Interna, o objetivo do RASI, é “dar ao leitor uma visão transversal das diversas temáticas, nomeadamente criminalidade registada, sinistralidade rodoviária, investimentos em infraestruturas e equipamentos, efetivos, resultados operacionais, população prisional, cooperação internacional, legislação produzida, entre outros.”

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.